Economia

PIB da China sobe 6,5% no terceiro trimestre

O crescimento foi 0,2% menor que o registrado no segundo trimestre; analistas esperavam uma alta de 6,6% para o dado divulgado nesta sexta

China: crescimento da economia está em linha com a meta estabelecida pelo governo para este ano (Rawpixel/Thinkstock)

China: crescimento da economia está em linha com a meta estabelecida pelo governo para este ano (Rawpixel/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 07h47.

Pequim - O Produto Interno Bruto (PIB) da China subiu 6,5% no terceiro trimestre de 2018, em linha com a meta de crescimento estabelecida pelo governo para este ano, anunciou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) do país.

O crescimento foi 0,2% menor que o registrado no segundo trimestre, algo previsto pelos analistas do mercado, que no entanto esperavam uma alta de 6,6% para o dado divulgado hoje.

Durante os três primeiros trimestres de 2018, o PIB da China acumulou um crescimento do 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 65,09 trilhões de iuanes (cerca de US$ 9,38 trilhões), com aumento anual de 3,4% no setor primário, de 5,8% no secundário ou industrial e de 6,5% no setor terciário ou serviços.

Outro destaque é a produção industrial, que aumentou 6,4% ano a ano nos três primeiros trimestres de 2018, um crescimento 0,3% menor que o registrado na primeira metade do ano.

O ONE também divulgou hoje outros indicadores econômicos, como as vendas no varejo, que subiram 9,3% nos três primeiros trimestres de 2018, representando uma ligeira queda a respeito do 9,4% dos dois primeiros trimestres.

O investimento em ativos fixos aumentou entre janeiro e setembro em 5,4%, ano a ano acima de 5,3% registrado no período janeiro-agosto.

Além disso, o investimento no setor imobiliário aumentou 9,9% entre janeiro e setembro, abaixo de 10,1% do período janeiro-agosto. EFE

Acompanhe tudo sobre:ChinaPIB

Mais de Economia

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil

Plano de contigência ao tarifaço está completo, mas governo quer 'resolver problema', diz Alckmin