Economia

PIB da zona do euro cresce 0,2% no 2º trimestre

Entre os países do bloco, Alemanha teve queda 0,1% no PIB do trimestre

Euro: PIB dos países veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal (Antonio Bronic/Reuters)

Euro: PIB dos países veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal (Antonio Bronic/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 06h47.

Última atualização em 14 de agosto de 2019 às 07h23.

São Paulo — O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2019 ante os três meses anteriores e teve expansão anual de 1,1% no período, de acordo com a segunda estimativa da agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat.

Os números vieram em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e confirmaram leituras preliminares divulgadas no fim de julho.

Já a produção industrial da região caiu 1,6% em junho ante maio, segundo dados publicados hoje pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam queda menor na produção, de 1,2%.

Na comparação anual, a indústria do bloco produziu 2,6% menos em junho. Neste caso, a previsão do mercado era também de declínio de 1,2%.

Já os números da produção industrial de maio foram revisados pela Eurostat, para alta de 0,8% ante abril e redução de 0,8% no confronto anual.

Alemanha

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, maior economia europeia, apresentou contração de 0,1% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pela Destatis, a agência de estatísticas do país. O resultado veio em linha com o esperado por analistas consultados pelo Wall Street Journal.

Na comparação anual do segundo trimestre, o PIB alemão exibiu expansão de 0,4%, resultado levemente acima do esperado pelos analistas, que projetavam crescimento de 0,2% entre abril e junho.

 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaPIBZona do Euro

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis