Economia

PIB deve fechar 1º tri com queda de 0,5%, diz economista

Economista afirma que o Produto Interno Bruto do primeiro trimestre do ano deve ter resultado negativo de 0,5%


	Moedas de real: indicador será divulgado em 29 de maio
 (Arquivo/Agência Brasil)

Moedas de real: indicador será divulgado em 29 de maio (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2015 às 15h12.

São Paulo - A soma das riquezas e dos serviços produzidos pelo Brasil ao longo do primeiro trimestre terá resultado negativo de 0,5%.

É o que prevê o economista e sócio-diretor da AC Lacerda Associados, Antônio Corrêa de Lacerda, para o Produto Interno Bruto (PIB) no período de janeiro a março.

O indicador será divulgado em 29 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o ano, a previsão de Lacerda é de uma queda de 2%. Os cálculos da consultoria levam em consideração os indicadores antecedentes divulgados de janeiro a março.

De outubro a dezembro do ano passado em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 0,3% e fechou 2014 com alta de 0,1%, conforme o IBGE.

A produção industrial, por exemplo, um dos principais indicadores usados para tentar antecipar o PIB, recuou 0,9% em janeiro, informou há poucos dias o IBGE.

Foram registrados em janeiro quedas na produção de bens de capital (4,1), de consumo de semi e não duráveis (0,5), de bens duráveis (0,4%) e bens intermediários (0,1).

Lacerda insere ainda em seus cálculos a elevação da taxa de desemprego para 5,9% em fevereiro, ante 5,3% em janeiro, e o recuo de 2,7% do Índice de Confiança do Empresário Industrial, este já de março, como indicadores antecedentes que contribuirão para confirmar a queda do PIB no primeiro trimestre.

As vendas do varejo pelo conceito ampliado (que incluem veículos e materiais de construção) cresceram 0,6% em janeiro, mas trata-se de uma taxa pequena para um indicador que chegou a crescer perto de 12% em anos recentes.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEstatísticasIBGEIndicadores econômicosPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana