Economia

PIB dos EUA subiu 1,4% no segundo semestre

A revisão em alta dos dados do Departamento de Comércio se deve a uma queda menor que o esperado dos investimentos de capital e a maior força das exportações


	Dólares: no primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%)
 (Andrew Harrer/Bloomberg/Bloomberg)

Dólares: no primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%) (Andrew Harrer/Bloomberg/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 11h06.

Washington - O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos entre os meses de abril e junho subiu 1,4% (taxa anualizada), três décimos acima da estimativa anterior, segundo os dados definitivos do período divulgados pelo governo americano nesta quinta-feira.

A revisão em alta dos dados do Departamento de Comércio se deve a uma queda menor que o esperado dos investimentos de capital e a uma maior força das exportações, além da permanência do dado positivo de consumo interno.

No primeiro trimestre, a economia americana cresceu pouco menos de 1% (0,8%), e contribuiu para o crescimento no primeiro semestre de 2016.

O investimento em equipamentos por parte das empresas caiu 2,1% em vez dos esperados 8,4%, e o investimento fixo de capital aumentou 1% - o previsto na última revisão, em agosto, era uma queda de 0,9%.

As exportações aumentaram 1,8%, seis décimos acima do previsto, e as importações se mantiveram no patamar esperado, uma alta de 0,2%. Além disso, o consumo das famílias continuou com alta acima de 4% nesta revisão.

Os analistas esperam que o terceiro trimestre mostre uma melhora ainda maior da economia americana, com um crescimento entre 2% e 3%, algo que, complementado com uma baixa taxa de desemprego, pode justificar uma nova alta das taxas de juros, que desde dezembro do ano passado estão entre 0,25% e 0,5%. 

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEstados Unidos (EUA)ExportaçõesIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'