Economia

Política do Fed pode mudar no futuro, sugere presidente

Ele citou um trabalho de longo prazo para avaliar qual estrutura de política monetária é mais consistente para a estabilidade da política monetária e financeira


	William Dudley: política do Fed de Nova York poderá mudar
 (Scott Eells//Bloomberg)

William Dudley: política do Fed de Nova York poderá mudar (Scott Eells//Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2014 às 16h43.

São Paulo - O presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, sugeriu fortemente neste sábado que mudanças na maneira como o Fed conduz e opera a política monetária poderão ocorrer em um futuro próximo.

Dudley é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

Ecoando comentários feitos ontem pelo presidente do Fed, Ben Bernanke, Dudley disse no encontro anual da Associação Norte-Americana de Economia que "há muito trabalho sobre como a estrutura de política monetária do banco central dos EUA deveria ser no longo prazo".

Uma possibilidade, segundo ele, é o uso maior e mais permanente da linha de acordo de recompra reversa com taxa fixa overnight que está sendo testada pelo Fed de Nova York.

Dudley disse também que é preciso um "trabalho de longo prazo para avaliar qual estrutura de política monetária é mais consistente com os objetivos da estabilidade da política monetária e financeira".

A linha que está sendo testada está prevista para expirar no fim de janeiro, mas Dudley sugeriu que ela pode ser estendida ou reiniciada.

Perguntado sobre se o Fed poderia mudar sua "taxa de referência" dos fed funds para a taxa de recompra reversa overnight, Dudley respondeu: "Eu acho que é justo considerar a questão como uma questão em aberto sobre como, em última análise, a política monetária deve ser".

Ele afirmou ainda que "nós aprenderemos muito sobre isso nos próximos anos" e "obteremos muita informação sobre como isso deveria funcionar..."

Dudley acrescentou que "à medida que testamos (a linha de recompra reversa), nós poderemos decidir em alguma data futura torná-la operacional. Fonte: Market News International.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroMetrópoles globaisNova YorkPaíses ricos

Mais de Economia

Nova alta da Selic pode pesar ainda mais no crescimento econômico, diz CNI

Após nova alta da Selic, Brasil sobe uma posição e tem o 3º maior juro real do mundo; veja ranking

Copom sobe juros para 14,75% e fim do ciclo de alta da taxa Selic segue incerto

INSS: TCU dá prazo de 15 dias para governo informar como vai ressarcir vítimas de fraudes