Economia

Pré-sal levará tempo para ser desenvolvido, diz a Total

O atraso acontecerá basicamente pelas limitações de investimento da Petrobras


	Plataforma de petróleo da Total: diretor-geral da petroleira francesa reclamou do custo Brasil, que, segundo ele, pode sufocar a indústria nacional
 (Total E&P UK via Bloomberg)

Plataforma de petróleo da Total: diretor-geral da petroleira francesa reclamou do custo Brasil, que, segundo ele, pode sufocar a indústria nacional (Total E&P UK via Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 15h34.

Rio - O diretor-geral da petroleira francesa Total no Brasil, Denis Besset, disse nesta quarta-feira, 9, que o pré-sal brasileiro pode levar o dobro do tempo para ser explorado e desenvolvido por causa da exigência da Lei de Partilha de que a Petrobras seja operadora única.

"O que se poderia fazer em 15 anos vai se fazer em 30 anos ou mais", disse, em mesa-redonda no IX Fórum Ibef de Óleo e Gás, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) no Rio. "É uma lei que não favorece a otimização do desenvolvimento do pré-sal."

O atraso acontecerá basicamente pelas limitações de investimento da Petrobras. O presidente da BG no Brasil, Nelson Silva, também fez coro e disse que esta é uma posição da indústria, já manifestada inclusive pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

Besset também reclamou do custo Brasil, que segundo ele pode sufocar a indústria nacional. E criticou as regras punitivas para descumprimento das normas de conteúdo local.

O executivo propõe que as multas, caso aplicadas, sejam revertidas para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, em vez de serem remetidas ao governo.

"O sistema existente é punitivo. Se não se cumpre, paga-se uma multa forte, de centenas de milhares de reais. Poderia haver uma obrigação de se investir na cadeia de investidores."

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasIndústriaIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-salTotal

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira