Economia

Produção de petróleo fica estável em fevereiro apesar de avanço do pré-sal

Em relação a fevereiro de 2017, a produção de petróleo no segundo mês de 2018 caiu 2,2 por cento

Petróleo: em janeiro, a produção de petróleo no país havia registrado média de 2,615 milhões de bpd (Ricardo Moraes/Reuters)

Petróleo: em janeiro, a produção de petróleo no país havia registrado média de 2,615 milhões de bpd (Ricardo Moraes/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de abril de 2018 às 17h23.

Rio de Janeiro - A produção média de petróleo no Brasil em fevereiro ficou praticamente estável ante o mês anterior pela segunda vez consecutiva, somando 2,617 milhões de barris por dia (bpd), apesar de alta no pré-sal, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em janeiro, a produção de petróleo no país havia registrado média de 2,615 milhões de bpd, enquanto em dezembro a produção foi de 2,612 milhões de bpd.

Em relação a fevereiro de 2017, a produção de petróleo no segundo mês de 2018 caiu 2,2 por cento.

A estabilidade ante o mês anterior ocorreu apesar do avanço nas áreas prolíferas do pré-sal, que produziram em fevereiro, em 83 poços, 1,408 milhão de bpd, alta de 1,95 por cento ante janeiro.

Enquanto isso, a Bacia de Campos, que abrange áreas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, apresentou declínio, em meio à grande quantidade de ativos já maduros, mesmo com a presença na região de áreas em operação do pré-sal.

Em fevereiro, a produção média na Bacia de Campos somou 1,228 milhão bpd, queda de 1,8 por cento ante janeiro, representando 47 por cento da produção total do país, o mesmo percentual da Bacia de Santos.

No segundo mês de 2017, a produção de petróleo da Bacia de Campos era 55 por cento da total do país, contra 39 por cento da Bacia de Santos.

Já a produção média de gás natural no Brasil em fevereiro, por sua vez, somou 110 milhões de metros cúbicos/dia, queda de 2,3 por cento ante o mês anterior e alta de 3 por cento em comparação a fevereiro de 2017.

Segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em fevereiro foi de aproximadamente de 1,971 milhão de bpd.

Já a Shell , segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras nos campos produtores do pré-sal, produziu em fevereiro 332,579 mil bpd.

 

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPré-salANP

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos