Economia

Produção deve ter alta de 2,1% em janeiro, a 1ª após 34 meses

Em relação a dezembro de 2016, na série com ajuste sazonal, o Indicador Ipea de Produção Industrial indica que houve estabilidade

Indústria: a produção de aço apresentou desempenho positivo no primeiro mês de 2017, com avanço de 11,5% em relação a dezembro de 2016 (China Daily/Reuters)

Indústria: a produção de aço apresentou desempenho positivo no primeiro mês de 2017, com avanço de 11,5% em relação a dezembro de 2016 (China Daily/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 18h52.

Rio - A indústria brasileira deve mostrar em janeiro a primeira alta anual da produção em 34 meses, segundo o Indicador Ipea de Produção Industrial, divulgado pelo Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A estimativa é de crescimento de 2,1% na comparação com janeiro de 2016, o que representaria o primeiro resultado positivo após 34 meses consecutivos de quedas, conforme apurado pela Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a dezembro de 2016, na série com ajuste sazonal, o Indicador Ipea de Produção Industrial indica que houve estabilidade.

Entre os indicadores coincidentes utilizados na previsão, a produção de aço apresentou desempenho positivo no primeiro mês de 2017, com avanço de 11,5% em relação a dezembro de 2016.

"O indicador de confiança do empresário também melhorou (5,1%), assim como o nível de utilização de capacidade (1,7%) e a venda de papel e papelão (0,5%)", ressaltou Leonardo Mello de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Grupo de Conjuntura do Ipea, em nota oficial.

Por outro lado, houve retração no volume de tráfego de carga em estradas com pedágio, com queda de 2,3% em janeiro ante dezembro, e na produção de automóveis, com redução de 14,4%.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIpea

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas