Economia

Produção industrial alemã cresce mais que o esperado

Produção avançou 1,9% na comparação mensal, e o Ministério da Economia informou que a produção deve ter aumentado no último trimestre como um todo

Indústria na Alemanha: dados para o forte setor têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7% na produção industrial (Getty Images)

Indústria na Alemanha: dados para o forte setor têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7% na produção industrial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 08h39.

Berlim - A produção industrial da Alemanha cresceu ligeiramente acima do esperado em novembro, avançando 1,9 por cento na comparação mensal, e o Ministério da Economia informou que a produção deve ter aumentado no último trimestre como um todo.

Divulgado logo após dados mostrando aumento de 2,1 por cento nas encomendas industriais em novembro, o crescimento superou a expectativa em pesquisa da Reuters com 29 economistas de avanço de 1,5 por cento.

"Os dados de novembro sugerem que a produção industrial deve ter crescido no último trimestre do ano", comunicou o ministério.

"A perspectiva para o setor industrial permanece positiva de modo geral, como indicado pela tendência de aumento nas encomendas e o clima de confiança entre as empresas".

Entretanto, os dados para o forte setor industrial da Alemanha têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7 por cento na produção industrial.

De modo similar, as encomendas saltaram após forte queda em outubro. Todavia, economistas esperam que a maior economia da Europa tenha crescido de maneira robusta no quarto trimestre e que ganhe ímpeto neste ano em meio a uma recuperação global.

Pesquisa importante do instituto Ifo divulgada no mês passado mostrou que a confiança empresarial alemã melhorou em dezembro, atingindo o maior nível desde abril de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaIndústria

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE