Economia

Para professora da PUC-RJ, cargo de Mantega corre risco

"O PIB e os investimentos no terceiro trimestre apresentaram resultados caóticos", disse a professora


	Guido Mantega: fraco desempenho econômico neste ano põe em risco cargo do ministro da Fazenda
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Guido Mantega: fraco desempenho econômico neste ano põe em risco cargo do ministro da Fazenda (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 16h30.

São Paulo - A expansão de 0,6% do PIB no terceiro trimestre, que indica um desempenho fraco da economia em 2012, gerou risco ao cargo do ministro da Fazenda, Guido Mantega, indica a professora da PUC-RJ Monica Baumgarten de Bolle. Perguntada pela Agência Estado sobre este tema, ela respondeu: "Sim, corre.", ressaltando que o PIB tem boas chances de crescer ao redor de 1% neste ano. Questionada em seguida se seria possível então o governo ter um novo ministro da Fazenda no início de 2013, ela também respondeu de forma afirmativa. "Sim, é possível", respondeu.

"A presidente Dilma Rousseff não vai querer entregar uma expansão média da economia menor do que a média do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ficou em 2,7%. E para que esse patamar seja superado, será necessário que o PIB suba 3,8% no próximo ano, o que é muito difícil de ocorrer", destacou a acadêmica.

"O PIB e os investimentos no terceiro trimestre apresentaram resultados caóticos", disse. Monica destacou que o PIB em 2013 deve avançar entre 2% e 3%. "Nesse cenário de economia crescendo bem abaixo do potencial, o Banco Central deverá baixar os juros em mais 100 pontos-base no próximo ano", acrescentou.

Para ela, a distribuição deste corte ao longo das reuniões do Copom no próximo ano vai depender também do desempenho da economia internacional. Ela também destacou que muito provavelmente o governo vai acelerar os gastos públicos em 2013, a fim de dar maiores impulsos à demanda agregada.

Matéria atualizada às 17h27 para esclarecer que a economista Monica Baumgarten de Bolle não fez a declaração literal contida nas aspas. Ao ser indagada pelo repórter com as seguintes perguntas "o cargo do ministro Guido Mantega corre risco?" e "é possível que tenhamos um novo ministro da Fazenda no início de 2013? ", a economista respondeu apenas "sim, corre" à primeira pergunta e "sim, é possível", à segunda. 


Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no Brasileconomia-brasileiraIndicadores econômicosPIBMinistério da FazendaGuido Mantega

Mais de Economia

Como Milei 'se perdeu' dos mercados, mas encontrou saídas no governo Trump

Relator da MP alternativa ao IOF propõe aumento de alíquota para LCI e LCA em 7,5%

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Haddad diz que Selic de 15% não é justificável e acredita em cortes