Economia

Projeção para Selic em 2017 cai com expectativa de inflação

Já a perspectiva para a alta do IPCA neste ano permaneceu em 7%, acima do teto da meta do governo, de 4,5% com tolerância de 2 pontos percentuais


	Consumidora pesquisa preços de carnes: para este ano, a expectativa para a taxa básica de juros permaneceu em 13,00%
 (Elza Fiúza/ABr)

Consumidora pesquisa preços de carnes: para este ano, a expectativa para a taxa básica de juros permaneceu em 13,00% (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 09h39.

São Paulo - Economistas de instituições financeiras revisaram para baixo sua estimativa para a taxa básica de juros em 2017, na sequência de uma perspectiva de inflação menor no ano que vem.

A pesquisa Focus do Banco Central mostrou nesta segunda-feira que a projeção para a Selic no ano que vem caiu a 11,50%, contra 11,75 na semana anterior.

Para este ano, a expectativa para a taxa básica de juros permaneceu em 13,00%.

Já o Top 5, grupo que mais acerta as projeções, reduziu as contas para a Selic este ano a 13,75%, de 13,88%, e passou a ver a taxa em 2017 a 12,25%, contra 12,63% na pesquisa anterior.

O levantamento foi fechado pouco depois de o vice-presidente Michel Temer assumir interinamente, na quinta-feira, a Presidência da República, e pode ainda não refletir possíveis mudanças de cenário visualizadas pelos entrevistados com a alteração no comando do país.

O Senado decidiu na semana passada dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, consequentemente afastando-a do cargo por até 180 dias.

Já a perspectiva para a alta do IPCA neste ano permaneceu em 7%, acima do teto da meta do governo, de 4,5% com tolerância de 2 pontos percentuais.

Para o ano que vem a expectativa de inflação caiu a 5,50%, uma diferença de 0,12 ponto percentual, dentro da meta para o ano que vem, de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a contração neste ano é calculada agora em 3,88%, contra queda de 3,86% anteriormente.

Para 2017 a expectativa é de um crescimento de 0,50%, inalterada sobre o levantamento anterior.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBoletim FocusInflaçãoMercado financeiro

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron