Economia

Qualidade do emprego na Europa piorou durante crise

A qualidade piorou entre 2005 e 2010, no contexto da crise e do aumento do desemprego


	Fábrica de uma montadora, em Ingolstadt, Alemanha: os países que mais apresentaram piora foram a França e a Irlanda
 (AFP)

Fábrica de uma montadora, em Ingolstadt, Alemanha: os países que mais apresentaram piora foram a França e a Irlanda (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 13h37.

Paris - A qualidade do emprego piorou na Europa entre 2005 e 2010, no contexto da crise e do aumento do desemprego, segundo um estudo realizado pelo Centro de Estudos do Emprego (CEE), divulgado nesta sexta-feira.

Alguns países registraram uma melhoria na qualidade do emprego durante este período, como a Polônia, República Checa, Bélgica e Dinamarca, mas a maioria apresentou uma deterioração, particularmente França e Irlanda, indicou o estudo.

O cálculo da qualidade do emprego é baseado em seis fatores: salários, formas de emprego atípicas involuntárias (trabalho temporário ou de meio período), tempo de trabalho e equilíbrio entre vida profissional e vida familiar, condições de trabalho e segurança no trabalho, competências e evolução da carreira e representação dos interesses coletivos (filiação sindical, negociação coletiva), explicou o CEE.

Desses índices, dois apresentaram melhoria nos 27 países estudados: tempo de trabalho e equilíbrio entre a vida privada e profissional e o índice de condições de trabalho e segurança no trabalho. O resto sofreu uma piora, principalmente em relação a salários e trabalho temporário ou em tempo parcial.

A Irlanda foi o país que registrou uma "deterioração mais acentuada" quanto ao emprego atípico e as condições de trabalho, apesar de o índice de salário ter melhorado.

Quanto à França, segundo país em piora trabalhista, os fatores que mais contribuíram para esta situação foram o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, as condições de trabalho e progressão na carreira, de acordo com o CEE.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCrises em empresasEmpregos

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos