Economia

Quanto cada grupo de produtos pesou no bolso em março

Alimentação e bebidas foi o grupo de maior alta e maior impacto - os alimentos foram responsáveis por 60% do índice do mês

Tomate (Mario Tama/Getty Images)

Tomate (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 09h43.

São Paulo – O IPCA, índice que mede a inflação oficial no país, fechou março de 2013 com alta de 0,47%, segundo informou na manhã desta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, o IPCA havia registrado alta de 0,60% e em março de 2012, de 0,21%.

A maior alta na inflação mensal foi no setor de alimentação e bebidas, com variação de 1,14% e impacto de 0,28 ponto percentual no índice total - o maior impacto entre os grupos. Os alimentos mostraram desaceleração de fevereiro para março, passando de 1,45% para 1,14%, mas ficaram com o maior resultado de grupo, responsáveis por 60% do índice do mês. Entre os alimentos, a cebola registrou a maior variação em março (21,43%). No acumulado 12 meses o destaque foi da farinha de mandioca (151,39%).

Confira nas legendas das fotos quanto o preço de cada grupo subiu ou caiu em fevereiro e qual o impacto no índice total.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoIPCA

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron