Economia

Quanto cada grupo de produtos pesou no bolso em março

Alimentação e bebidas foi o grupo de maior alta e maior impacto - os alimentos foram responsáveis por 60% do índice do mês

Tomate (Mario Tama/Getty Images)

Tomate (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 09h43.

São Paulo – O IPCA, índice que mede a inflação oficial no país, fechou março de 2013 com alta de 0,47%, segundo informou na manhã desta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, o IPCA havia registrado alta de 0,60% e em março de 2012, de 0,21%.

A maior alta na inflação mensal foi no setor de alimentação e bebidas, com variação de 1,14% e impacto de 0,28 ponto percentual no índice total - o maior impacto entre os grupos. Os alimentos mostraram desaceleração de fevereiro para março, passando de 1,45% para 1,14%, mas ficaram com o maior resultado de grupo, responsáveis por 60% do índice do mês. Entre os alimentos, a cebola registrou a maior variação em março (21,43%). No acumulado 12 meses o destaque foi da farinha de mandioca (151,39%).

Confira nas legendas das fotos quanto o preço de cada grupo subiu ou caiu em fevereiro e qual o impacto no índice total.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicos

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 4,81% em 2025

BC anuncia exclusão de sistema do PIX de instituições com patrimônio líquido inferior a R$ 5 milhões

Haddad diz que é 'loucura' atrelar votações de anistia e isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Brasil está crescendo menos porque a taxa de juros está muito alta, diz Haddad