Economia

Rajoy diz que México é parceiro "confiável e estratégico"

Em entrevista concedida após visita ao Palácio Nacional do México, Rajoy encorajou as empresas a aproveitarem as oportunidades de ambos países

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 18h45.

México - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que se reuniu nesta quarta-feira com o presidente do México, Felipe Calderón, disse que espera um aumento das relações comerciais e econômicas entre as duas nações e afirmou que o país latino-americano é um parceiro "confiável e estratégico".

Em entrevista concedida após visita ao Palácio Nacional do México, Rajoy encorajou as empresas a aproveitarem as oportunidades de ambos países apesar das difíceis circunstâncias econômicas.

O primeiro-ministro espanhol deu como exemplo dessa colaboração as negociações entre a companhia petrolífera mexicana Pemex com estaleiros da Galícia.

Além disso, Rajoy agradeceu a ajuda do México no combate ao terrorismo na Espanha e elogiou a luta para combater a violência causada pelo narcotráfico e o crime organizado no país latino-americano.

"Esta batalha terá sempre o apoio da Espanha", afirmou. Além disso, o líder lembrou que os dois países sempre colaboraram em matéria de segurança.

No contexto internacional, Rajoy agradeceu o apoio mexicano à Cúpula Ibero-Americana que será realizada este ano em Cádiz, na Espanha.

O primeiro-ministro também se comprometeu a participar da cúpula do G20, presidida neste ano pelo México e que será realizada em junho em Los Cabos.

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos.

"Podem contar com a Espanha para seguir trabalhando e aprofundar ainda mais relações sinceras que provoquem o benefício de nossas sociedades", disse Rajoy. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEspanhaEuropaInvestimentos de empresasMéxicoPiigs

Mais de Economia

Caixa registra lucro líquido R$ 14 bilhões em 2024, 31,9% maior que 2023

Câmara aprova urgência para projeto que libera emendas canceladas de 'restos a pagar'

Relator diz que Orçamento 2025 deve ser votado pela comissão em 17 de março

Saque-aniversário do FGTS: trabalhadores terão 120 dias para retirar recursos, diz ministro