Economia

Rajoy e Dilma abordarão crise do euro em reunião bilateral

Participarão também do encontro os ministros de Relações Exteriores e de Educação de ambos os países

Dilma Rousseff é recebida pelo Rei Juan Carlos I da Espanha e pelo presidente espanhol, Mario Rajoy, na XXII Cúpula Ibero-Americana (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff é recebida pelo Rei Juan Carlos I da Espanha e pelo presidente espanhol, Mario Rajoy, na XXII Cúpula Ibero-Americana (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 05h26.

Madri - O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e a presidente Dilma Rousseff farão hoje na capital da Espanha sua primeira reunião bilateral, na qual analisarão o andamento das relações bilaterais, os investimentos espanhóis no Brasil e as perspectivas da crise da zona do euro.

Rajoy e Dilma se verão dois dias depois de ambos participarem em Cádiz (Espanha) da 12ª Cúpula Ibero-Americana, onde um dos eixos dos debates foi a oportunidade econômica que a América Latina representa para a Espanha e para os países europeus no momento atual.

Disso voltarão a falar hoje no Palácio da Moncloa, assim como das diversas opções para tentar uma saída para a crise.

A presidente brasileira assinalou em seu discurso em Cádiz que a confiança na economia de um país "não se constrói só com sacrifícios" de seus cidadãos e que a austeridade tem seus limites.

Segundo sua opinião, para superar a crise "é preciso que a estratégia adotada demonstre resultados concretos para as pessoas, apresente um horizonte de esperança e não só perspectiva de mais anos de sofrimento".

Na reunião hispânico-brasileira participarão também os ministros de Relações Exteriores e de Educação de ambos os países, que manterão reuniões setoriais antes de participar do encontro junto com Rajoy e Dilma.

O chefe do Governo espanhol e a presidente do Brasil darão uma entrevista coletiva conjunta antes de ir ao Palácio Real para participar de um almoço que o rei oferecerá a Dilma.

A presidente visitará também durante a jornada a Casa do Brasil e inaugurará o seminário intitulado "Brasil, no caminho do crescimento". 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrise econômicaCrises em empresasDilma RousseffEspanhaEuroEuropaMoedasPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUnião Europeia

Mais de Economia

Alckmin diz que trabalha para redução de alíquota do tarifaço para todos os setores

Haddad confirma que governo socorrerá empresas afetadas pelo tarifaço com linhas de crédito

Rui Costa diz que Trump foi 'grosseiro' ao anunciar tarifas sobre produtos brasileiros

Haddad diz que vê maior 'sensibilidade' de autoridades dos EUA para negociar tarifas com o Brasil