Economia

Resultado do IPCA mostra inflação sob controle, diz Mantega

“Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. Ele é menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado", afirma o ministro da Fazenda


	Guido Mantega: ministro ressaltou que, mesmo com o resultado, governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período (Valter Campanato/ABr)

Guido Mantega: ministro ressaltou que, mesmo com o resultado, governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 11h10.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que ficou satisfeito com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado mostra que a inflação está sob controle.

O IPCA fechou o mês de setembro em 0,35%. Em setembro do ano passado, o índice chegou a 0,57%. “Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. Ele é menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado. Significa que a inflação está sob controle”, acrescentou.

Mantega ressaltou que, mesmo com o resultado, o governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período, ligados à safra e ao clima. “É claro que ela tem uma sazonalidade e no fim do ano sobe um pouco, porque tem entressafra, regime de chuvas. Mas vamos ficar dentro da normalidade. Isso não significa que vamos descuidar". Para ele, o governo tem que ficar alerta para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhar o consumidor.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasGuido MantegaIndicadores econômicosInflaçãoIPCAPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

INSS recebeu quase 1,5 milhão de pedidos de reembolsos de descontos indevidos

Minerais críticos, satélites, energia e data centers: os interesses dos EUA no Brasil

'A globalização acabou, ao menos neste momento', diz CEO da Saint-Gobain

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública