Economia

S&P eleva rating de crédito do México

Rating fica um grau acima da classificação anterior, dias após o país aprovar a maior reforma de seu setor energético desde 1938


	Pesos mexicanos: a reforma energética, apoiada por mudanças na estrutura tributária, reforçou o potencial de crescimento do México e a flexibilidade fiscal no médio prazo
 (Getty Images)

Pesos mexicanos: a reforma energética, apoiada por mudanças na estrutura tributária, reforçou o potencial de crescimento do México e a flexibilidade fiscal no médio prazo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 10h23.

Nova York/Cidade do México - A Standard & Poor's elevou na quinta-feira o rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira do México para "BBB+", um grau acima da classificação anterior, dias após o país aprovar a maior reforma de seu setor energético desde 1938 em uma tentativa de impulsionar o crescimento.

A melhora do rating, que coloca o México em território de investimento com perspectiva estável, deixa a decisão da S&P em linha com os ratings estabelecidos pela Moody's Investors Service, de "Baa1" com perspectiva estável; e pela Fitch Ratings, de "BBB+" com perspectiva estável.

Chamando a reforma energética do governo para liberar o monopólio de petróleo e gás, que já durava 75 anos, ao investimento privado de "um divisor de águas", a S&P informou que as perspectivas para o México estão melhorando.

"É difícil ignorar uma mudança tão importante que pode fazer uma alteração significativa na perspectiva de crescimento", disse a analista de crédito soberano da S&P Lisa Schineller.

A reforma energética, apoiada por mudanças na estrutura tributária, reforçou o potencial de crescimento do México e a flexibilidade fiscal no médio prazo, disse a S&P em comunicado.

A reforma radical do setor energético é a base de um conjunto de reformas defendidas pelo presidente Enrique Peña Nieto que visa a impulsionar o crescimento na segunda maior economia da América Latina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAgências de ratingMéxicoStandard & Poor's

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas