Economia

Saddam contabiliza várias baixas nas tropas aliadas

O presidente iraquiano Saddam Hussein afirmou que seus soldados provocaram várias baixas nas tropas aliadas. A fala foi feita durante esta segunda-feira, em um pronunciamento oficial do ditador. Ele vestia uniforme militar e saudou o comando iraquiano em Umm Qasr, onde tanques, caças, artilharia e infantaria norte-americanas não conseguiram desalojar cerca de 120 soldados da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.

O presidente iraquiano Saddam Hussein afirmou que seus soldados provocaram várias baixas nas tropas aliadas. A fala foi feita durante esta segunda-feira, em um pronunciamento oficial do ditador. Ele vestia uniforme militar e saudou o comando iraquiano em Umm Qasr, onde tanques, caças, artilharia e infantaria norte-americanas não conseguiram desalojar cerca de 120 soldados da Guarda Republicana. A batalha continua na região. No pronunciamento, Saddam disse que a guerra será rápida e que o Iraque será vitorioso.

O ministro da Informação iraquiano, Mohammed Saeed al-Sahaf, disse na segunda-feira que 62 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas pelas forças lideradas pelos Estados Unidos e que mais de 400 ficaram feridas. Al-Sahaf apresentou os números em uma entrevista coletiva, separando-os por cidade. Em Bagdá, 194 pessoas haviam ficado feridas por bombardeios, mas nenhuma morreu. A maioria das vítimas fatais aconteceu em Babel, onde 30 morreram, no sul de Bagdá, e em Bassora, 14.

Sobre Bassora, cidade iraquiana fundada por portugueses e hoje chamada de Basra, Saddam disse que a vitória está perto. As tropas aliadas confirmaram que a cidade ainda não foi tomada. O Iraque fala na morte de 77 civis, e a Cruz Vermelha alerta para um "desastre humanitário".

No discurso, Saddam pediu que os soldados mantivessem as batalhas em Mosul. Ainda não se sabe se o discurso, que durou 20 minutos, foi pré-gravado. "Fizemos muitos sacrifícios para evitar a guerra", disse Saddam.

Os combates entre tropas norte-americanas e britânicas e o Exército iraquiano se intensificaram na noite de domingo e madrugada de segunda-feira (horário local), no quinto dia de guerra. Novas explosões atingiram nesta segunda-feira (24/4) a capital iraquiana, Bagdá. As explosões aconteceram após a transmissão do discurso de Saddam.

A cidade de Mossul, no norte do Iraque, sofreu vários ataques aéreos nesta segunda-feira. As forças norte-americanas lançaram um ataque aéreo contra posições iraquianas ao longo da zona que separa a cidade estratégica de Kirkuk (Curdistão, norte). No Kuweit, mísseis Patriot interceptaram e destruíram mísseis iraquianos ao norte do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

'Taxa da blusinha' nos EUA: correios de 25 países suspendem envios para mercado americano

Empresários americanos serão muito bem tratados pelo governo brasileiro, diz Durigan

Governo prevê R$ 30 bi para reforma de casas e aumento de R$ 150 bi em crédito habitacional

Prévia da Inflação: IPCA-15 desacelera e fica em -0,14% em agosto