Economia

Schröeder vence apertado na Alemanha

O chanceler alemão Gerhard Schröeder, do Partido Social Democrata (SPD), venceu uma das mais acirradas eleições da história de Alemanha, ganhando mais quatro anos de poder. As pesquias de boca-de-urna apontavam empate técnico entre Schröeder e o candidato conversador Edmund Stoiber. A dúvida permaneceu durante toda a madrugada, mas, agora, com 99% dos votos apurados, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

O chanceler alemão Gerhard Schröeder, do Partido Social Democrata (SPD), venceu uma das mais acirradas eleições da história de Alemanha, ganhando mais quatro anos de poder.

As pesquias de boca-de-urna apontavam empate técnico entre Schröeder e o candidato conversador Edmund Stoiber. A dúvida permaneceu durante toda a madrugada, mas, agora, com 99% dos votos apurados, os resultados oficiais mostram que aliança do SPD e do Partido Verde, encabeçada por Schröer, tem o apoio do Partido Verde, tem 47,1% dos votos, enquanto Stoiber aparece com 45,9%.

O total de votos na eleição alemã foi de 48.574.607, o que equivale a 79,1% -- uma queda na participação geral. Na eleição de 1998, o comparecimento às urnas chegou a 82,2%.

O SPD também perdeu votos. O partido de Schröeder recebeu, agora, 38,5% contra 40,9% na eleição de 1998. Os verdes conseguiram resultado melhor e foram decisivos para assegurar a apertada vitória do atual chanceler: somaram 8,6% dos votos, contra 6,7% registrados em 1998.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Moretti é favorito do Planalto para ser novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Alckmin diz que EUA aliviaram tarifas de produtos com alumínio em até US$ 2,6 bilhões

Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos este ano

Prioridade do governo é negociar aumento da lista de exceções à tarifa americana, diz Alckmin