Economia

Serasa aponta aumento nas vendas na véspera do Dia das Crianças

Os pais saíram às compras neste último final de semana (4 e 5/10) para adiantar as compras do Dia das Crianças, no próximo domingo (12/10). Segundo dados da Serasa, que apura o nível de atividade do comércio em todo o país, houve um crescimento de 3,1% nas vendas. Em comparação com o mesmo período de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

Os pais saíram às compras neste último final de semana (4 e 5/10) para adiantar as compras do Dia das Crianças, no próximo domingo (12/10). Segundo dados da Serasa, que apura o nível de atividade do comércio em todo o país, houve um crescimento de 3,1% nas vendas. Em comparação com o mesmo período de 2002, os pagamentos feitos à vista ou com cheques pré-datados cresceram cerca de 3,8%, enquanto as compras a prazo registraram queda de 27%.

O movimento, no entanto, não deve ser encarado como um indicativo de tendência de aumento das vendas para a data. De acordo com a Serasa, o desempenho do comércio nesse mesmo período do ano passado foi fraco devido aos efeitos do primeiro turno da eleição presidencial. O consumo continua retraído, devido ao desemprego e à queda do poder aquisitivo, e o Dia das Crianças não será suficiente para animar o varejo. O Serasa avalia ainda que a data não deve ser tomada como estimativa das vendas para o Natal, o que deverá fazer com que as encomendas para a indústria sejam adiadas ao máximo.

No ano passado, as vendas no Dia das Crianças cresceram 2,2% em relação a 2001. Uma pequena recuperação, se levado em conta o fato de que naquele ano a queda nas vendas em relação a 2000 foi de 23,5%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

'Taxa da blusinha' nos EUA: correios de 25 países suspendem envios para mercado americano

Empresários americanos serão muito bem tratados pelo governo brasileiro, diz Durigan

Governo prevê R$ 30 bi para reforma de casas e aumento de R$ 150 bi em crédito habitacional

Prévia da Inflação: IPCA-15 desacelera e fica em -0,14% em agosto