Economia

Setor de serviços da China tem expansão em março

Setor cresceu mesmo com crescimento morno no emprego e de novos negócios


	Beijing, China: setor cresceu mesmo com crescimento morno no emprego e de novos negócios
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Beijing, China: setor cresceu mesmo com crescimento morno no emprego e de novos negócios (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2015 às 13h30.

Pequim - O setor de serviços da China teve expansão em março, mesmo com a queda no crescimento do emprego e de novos negócios ao menor nível em ao menos oito meses, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira, em mais um sinal de que a economia chinesa pode precisar de mais impulso de políticas governamentais.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços na China do HSBC/Markit subiu para 52,3 em março, ante 52 em fevereiro, e acima do nível dos 50 pontos que separa crescimento da contração na atividade na comparaçõa mensal.

Mas a expansão marginal foi ofuscada por um crescimento morno no emprego, que caiu para uma mínima em dez meses de 51,1. O crescimento de novos negócios ficou em uma mínima em oito meses.

"Os fornecedores de produtos manufaturados e serviços conseguiram apenas aumentos modestos na produção no fim do primeiro trimestre", disse Annabel Fiddes, economista do Markit, acrescentando que os dados "sugerem que a demanda relativamente fraca de clientes reduziu o crescimento em ambos os setores".

Fiddes disse que companhias do setor de serviços "adotaram uma abordagem mais cautelosa nas contratações, elevando o número de suas equipes apenas levemente durante o mês, enquanto a perda de postos de trabalho acelerou no setor manufatureiro".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaServiços diversos

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira