Economia

Setor de serviços recua 0,8% em outubro, diz IBGE

Volume teve queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior

Serviços (Reza Estakhrian/Getty Images)

Serviços (Reza Estakhrian/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 09h11.

Última atualização em 15 de dezembro de 2017 às 09h55.

Rio de Janeiro - O volume de serviços prestados teve redução de 0,8% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou na manhã desta sexta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a queda havia sido de 0,3%.

O resultado veio ligeiramente menor que a mediana das estimativas captadas pelo Projeções Broadcast, que apontava para retração de 0,9%, com intervalo de recuo de 1,1% e alta de 0,1%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve redução de 0,3% em outubro deste ano, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 3,4%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 3,7%.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.

Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal diminuiu 0,2% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano passado, houve alta na receita nominal de 5,0%.

Acompanhe tudo sobre:IBGEServiços

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron