Economia

Setor de serviços tem melhor outubro em sete anos

O resultado é mais alto para o mês desde 2012, quando houve alta de 1,0%

Serviços: fim de ano indica resultado positivo (Chris McGrath / Equipe/Getty Images)

Serviços: fim de ano indica resultado positivo (Chris McGrath / Equipe/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 10h09.

RIo de Janeiro/São Paulo — O volume do setor de serviços do Brasil começou o quarto trimestre com alta pela segunda vez seguida, no melhor resultado para outubro em sete anos e indicando recuperação, com fim de ano positivo.

Em outubro, o setor de serviços do país cresceu 0,8% na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é mais alto para o mês desde 2012, quando houve alta de 1,0%, e melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters, que apontava para estabilidade em outubro.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume teve alta de 2,7%, no melhor outubro desde 2013 (4,2%) nessa base de comparação e também acima da expectativa de avanço de 1,4%.

"Nitidamente há uma reação e uma mudança de direção dos serviços nos últimos quatro meses. Há uma clara melhora da recuperação que se vê de forma mais disseminada", avaliou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

"Os serviços vão fechar positivos este ano depois de muito tempo", completou, lembrando que em 2018 houve estabilidade após três anos de queda.

O IBGE explicou que, entre as cinco atividades pesquisadas, quatro mostraram ganhos no mês. O destaque ficou para o avanço de 1,8% do setor de Serviços de informação e comunicação.

A única taxa negativa foi registrada por Outros serviços, de 0,3%, após avanço de 0,5% em setembro.

No terceiro trimestre, a atividade de serviços do Brasil mostrou alta de 0,4%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE.

Acompanhe tudo sobre:IBGEServiços

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias