Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 17 de abril de 2025 às 08h18.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na quarta-feira, 16, que enxerga um ambiente favorável para a redução no preço dos combustíveis no Brasil. Segundo ele, “boas notícias” sobre o assunto devem ser anunciadas nos próximos dias.
Silveira apontou a estabilidade na taxa de câmbio e queda no preço internacional do barril de petróleo como fatores que devem levar à redução do preço no Brasil.
— Tenho extrema convicção que teremos boas notícias na questão dos combustíveis nos próximos dias por questões objetivas, queda do Brent, estabilidade do dólar, então temos um ambiente muito favorável à redução do preço — disse Silveira em café com jornalistas nesta quarta ao ser questionado sobre possível redução no preço do diesel.
A declaração do ministro ocorre após a maior baixa registrada nos preços internacionais do petróleo nos últimos quatro anos. A instabilidade nos preços acontece em meio à escala na guerra tarifária entre Estados Unidos e China
Nesta quarta, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, foi perguntada se uma nova redução no valor do combustível poderia ocorrer nos próximos dias, e afirmou que leva em conta a cotação do petróleo e do dólar.
— A gente olha os preços de 15 em 15 dias. Toda hora estamos olhando. O preço do combustível faz parte do nosso dia a dia. Isso tem procedimento interno. E gosto de dizer que é uma prestação de contas. A gente não tem nenhum conselheiro que reclama disso. Temos o nosso monitoramento. Quando o petróleo e o câmbio sobem, a gente olha. Quando petróleo e dólar descem, a gente olha e vê como o produto está se comportando.
No último dia 31 de março, a estatal anunciou a redução dos preços do óleo diesel nas refinarias em R$ 0,17 por litro, uma queda de 4,6%.