Economia

Situação econômica dos EUA está longe do aceitável, diz Fed

"Hoje a economia é muito mais forte do que há quatro anos, mas a situação ainda está longe da que queremos que seja", disse Bernanke em discurso


	O discurso foi feito em momento em que economistas e investidores buscam sinais de se o Fed está pronto para intensificar sua política de dinheiro fácil - manter baixas as taxas de juros de longo prazo
 (Jonathan Ernst/Reuters)

O discurso foi feito em momento em que economistas e investidores buscam sinais de se o Fed está pronto para intensificar sua política de dinheiro fácil - manter baixas as taxas de juros de longo prazo (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 21h23.

A situação econômica dos Estados Unidos ainda "está longe" de ser aceitável, disse esta segunda-feira o presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, Ben Bernanke.

"Hoje a economia é muito mais forte do que há quatro anos, mas a situação ainda está longe da que queremos que seja", disse Bernanke em discurso, segundo texto divulgado à imprensa.

O discurso, dedicado ao sistema bancário em Stone Mountain, Geórgia, foi feito em um momento em que economistas e investidores buscam sinais de se o banco central americano está pronto para intensificar sua política de dinheiro fácil, que visa a manter baixas as taxas de juros de longo prazo.

Desde dezembro do ano passado, o Fed segue taxas ultra-baixas e um pacote de estímulos de compra mensal de títulos da dívida ("quantitative easing") de US$ 85 bilhões, apesar dos indicadores econômicos que levam muitos a pensar que a economia está em aceleração.

Bernanke constantemente vinculou a política monetária rígida a um aumento substancial no desemprego, hoje na casa dos 7,6%, confirmando comentários feitos meses atrás de que ele não estaria satisfeito com o ritmo da recuperação econômica.

Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho reportou que apenas 88.000 novos empregos foram gerados em março, a menor taxa de crescimento em nove meses.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEmpregosFed – Federal Reserve SystemMercado financeiro

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias