Economia

Agronegócio bate recorde no primeiro trimestre do ano

O agronegócio brasileiro bateu um recorde histórico nos primeiros três meses do ano. Impulsionadas pelas vendas de soja, carnes, madeira, açúcar e álcool, as exportações alcançaram o maior superávit para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1989. O saldo comercial cresceu 45% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O agronegócio brasileiro bateu um recorde histórico nos primeiros três meses do ano. Impulsionadas pelas vendas de soja, carnes, madeira, açúcar e álcool, as exportações alcançaram o maior superávit para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1989. O saldo comercial cresceu 45% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 6,63 bilhões de dólares.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as vendas externas somaram 7,84 bilhões de dólares, resultado 37% superior ao registrado em igual período de 2003. Com esse resultado, o setor manteve a participação de 42% nas exportações brasileiras. Os embarques do complexo soja, que somaram 1,64 bilhão de dólares até março, já ultrapassaram em 611 milhões o total exportado em 2003.

As importações do Brasil de produtos agropecuários cresceram 4,4%, somando 1,21 bilhão de dólares. Aumentaram as compras de algodão, borracha natural, café, bebidas, pescados, papel e celulose.

Dentro do bloco de países responsáveis por 70% das exportações, destaca-se a União Européia, que aumentou suas compras em 40% no período em comparação a 2003. Os embarques para a Ásia (+70,2%), África (+77,6%) e Mercosul (44%) também tiveram um expressivo crescimento. Nesse período, a China aumentou em 115% suas compras do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2025 para 4,86%

LRCap 2026: governo abre consulta pública para leilão que mexe com futuro do setor energético

Linha de crédito de R$ 30 bi para exportadores afetados pelo tarifaço terá juros de até 0,82% ao mês

Leilão de energia para hidrelétricas atrai R$ 5,4 bilhões em investimentos