Economia

Temer se explica; O PIB da Alemanha…

Segunda-feira 23 – O conselho de administração da Petrobras deve aprovar a indicação de Pedro Parente como novo presidente da companhia. Parente foi anunciado na quinta-feira 19. Sete dos dez conselheiros da estatal foram indicados pelo governo Dilma, mas uma surpresa na reunião é improvável. Terça-feira 24 – Em entrevista à imprensa, prevista para as […]

MICHEL TEMER: o presidente interino tenta consolidar as alianças no Senado para garantir sua permanência a partir de agosto / Ueslei Marcelino / Reuters (Ueslei Marcelino / Reuters/Reuters)

MICHEL TEMER: o presidente interino tenta consolidar as alianças no Senado para garantir sua permanência a partir de agosto / Ueslei Marcelino / Reuters (Ueslei Marcelino / Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2016 às 06h36.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h51.

Segunda-feira 23
– O conselho de administração da Petrobras deve aprovar a indicação de Pedro Parente como novo presidente da companhia. Parente foi anunciado na quinta-feira 19. Sete dos dez conselheiros da estatal foram indicados pelo governo Dilma, mas uma surpresa na reunião é improvável.

Terça-feira 24
– Em entrevista à imprensa, prevista para as 11 horas, o presidente Michel Temer deve explicar como pretende reduzir o rombo de 170,5 bilhões de reais das contas públicas – anunciado na sexta-feira 20. O objetivo é sinalizar para investidores e para a sociedade que o governo não está parado e tem armas para fazer o país crescer. Temer deve também detalhar iniciativas como o estabelecimento de um teto para os gastos e o corte de cargos comissionados.
– A Fundação Getúlio Vargas divulga a pesquisa de confiança do consumidor no mês de maio. Em abril, o índice atingiu seu menor nível desde 2005, em meio à recessão econômica e às incertezas políticas. Como o período de coleta de pesquisa é nas três primeiras semanas do mês, a expectativa é de que o índice já consiga captar se houve alguma melhora no sentimento dos consumidores com o novo governo.
– A Alemanha, maior economia da Europa, divulga seu Produto Interno Bruto (PIB) consolidado do primeiro trimestre. A prévia mostrou que o PIB do país cresceu 0,7% no período, ante um crescimento de 0,3% no último trimestre do ano passado.

Quarta-feira 25
– Os Estados Unidos divulgam seu estoque semanal de petróleo. A medida se tornou importante em tempos de estoques altos, que jogaram o preço do petróleo abaixo dos 50 dólares. Com a queda nos preços, muitos dos campos de xisto do país se tornaram inviáveis economicamente. Em geral, o que vale para o xisto vale também para o pré-sal brasileiro — ambos têm custo de produção muito alto que nos campos do Oriente Médio.

Quinta-feira 26

– Devido ao feriado de Corpus Christi o pregão da BM&FBovespa não abre na quinta-feira. As negociações acontecem normalmente na sexta-feira.
– Espanha e Reino Unido publicam seus PIBs consolidados do primeiro trimestre. As prévias mostram que a economia britânica cresceu 0,4% no período, confirmando a expectativa de economistas. A Espanha deve anunciar um avanço de 0,8%, acima dos 0,7% previstos inicialmente — e um sinal de que a crise econômica em que o país mergulhou nos últimos anos pode estar ficando para trás.

Sexta-feira 27
– Na sexta-feira acontece a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN). Será a primeira em que o novo ministro da fazenda, Henrique Meirelles, participará.
Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron