Economia

Tombini diz que BC fará o necessário para reduzir a inflação

"Reduzindo a inflação, aumenta a confiança na economia, tanto da dona de casa, do consumidor, quanto do empresário", disse o presidente do BC

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 21h45.

São Paulo - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira que o Banco Central está vigilante e que fará o necessário para reduzir a inflação, e, com isso, aumentar a confiança na economia brasileira.

"O Banco Central está agindo, está vigilante, vai continuar agindo, vai fazer o que for necessário para consolidar a inflação em patamares mais baixos neste e no próximo ano", disse o presidente do BC em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

"Reduzindo a inflação, aumenta a confiança na economia, tanto da dona de casa, do consumidor, quanto do empresário", acrescentou.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0,55 % em abril, levando a taxa acumulada em 12 meses a 6,49 %, bem perto do teto da meta do BC, de 4,5 % mais 2 pontos percentuais.

Para conter o aumento dos preços, o BC elevou a taxa básica de juros no mês passado em 0,25 ponto percentual, para 7,5 % ao ano.

Tombini também afirmou que a tendência é de recuo do índice de disseminação da alta dos preços nos próximos meses, à medida que os preços dos alimentos caiam.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasInflaçãoMercado financeiroPersonalidades

Mais de Economia

Caged: Brasil cria 71.576 mil empregos com carteira assinada em março

Haddad diz que deve se reunir com secretário do Tesouro dos EUA nos próximos dias

Haddad diz que governo pode tomar novas medidas para fortalecer o arcabouço fiscal, caso necessário

INSS: Haddad diz que orientação é ressarcir afetados por descontos