Economia

Tráfego aéreo mundial aumenta 4,6%, apura Iata

Taxa média de ocupação foi de 77,3% em novembro de 2012


	Avião sobrevoa um prédio: condições econômicas fizeram com que transporte de passageiros fosse melhor que o de carga em 2012, segundo avaliação da Iata
 (John Macdougall/AFP)

Avião sobrevoa um prédio: condições econômicas fizeram com que transporte de passageiros fosse melhor que o de carga em 2012, segundo avaliação da Iata (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 16h44.

São Paulo - A demanda por viagens aéreas cresceu 4,6% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2011, informou nesta quarta-feira a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). A oferta de assentos aumentou 3,2% em novembro, na mesma comparação. Com isso, a taxa média de ocupação ficou em 77,3%. O transporte de cargas, por sua vez, cresceu 1,6%.

Na comparação com outubro, o tráfego de passageiros cresceu 0,6% em novembro, com destaque para a expansão de mercados domésticos, especialmente na China. Já os volumes de frete aéreo aumentaram 2,4% em novembro, ante outubro. "Isso reflete uma mudança de compras sazonal para varejistas online, que dependem fortemente de carga aérea. Também mostra que a confiança do consumidor melhorou nos Estados Unidos", disse a entidade, em comunicado.

No acumulado em 11 meses, a demanda de passageiros registrou expansão de 5,3%, acima da evolução da oferta de assentos, de 4%. A taxa média de ocupação no período é de 79,2%. Já o transporte de cargas recuou 1,6%.

O diretor-geral da Iata, Tony Tyler, afirmou, em nota, que novembro trouxe alguns sinais positivos para a demanda por transporte aéreo - particularmente para o segmento de carga. "É prematuro considerar que se trata de um ponto de inflexão para o mercado de carga aérea, em termos de retomada e recuperação do espaço perdido."


Estimativa de crescimento

O executivo avaliou, no entanto, que, com a combinação de desenvolvimento econômico nos EUA e melhoria da confiança empresarial nos últimos meses, as condições estão se alinhando para um retorno ao crescimento neste ano. "Em 2013 esperamos que os volumes de carga vão crescer 1,4%, e o tráfego de passageiros vai aumentar em 4,5% a nível mundial", disse Tyler, no documento.

A Iata lembra que o mercado de transporte de passageiros se manteve melhor do que o de carga por causa das condições econômicas adversas. "Mas o nível atual do transporte aéreo é apenas 2% maior do que no início de 2012. Isto é consideravelmente mais fraco do que a taxa de crescimento média de longo prazo", declarou Tyler.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoConsumoEstados Unidos (EUA)Países ricosSetor de transporte

Mais de Economia

Governo anuncia MP que amplia descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas

Governo corre para ressarcir segurados na fraude do INSS, mas esbarra nas complicações jurídicas

Fraudes no INSS: AGU diz que investigações apontam para uso de criptomoedas para esconder desvios

Isenção do IR: perda de receita de estados e municípios com projeto é de até R$ 3 bi, estima Fazenda