Economia

Trump ataca Opep e ameaça empresas europeias que negociarem com Irã

Os preços no petróleo aumentaram na sexta com preocupações de que as sanções americanas contra o Irã irá retirar volumes significativos do mercado

Donald Trump (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de julho de 2018 às 14h36.

Berkeley Heights - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) com um aviso para que a entidade pare de manipular o mercado de petróleo e aumentou a pressão sobre aliados, ameaçando com sanções empresas europeias que fizerem negócios com o Irã.

Trump afirmou no sábado, via Twitter, que o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud , teria concordado em aumentar sua produção de petróleo. Em seguida, a Casa Branca voltou atrás e informou que os sauditas iriam aumentar a produção caso fosse necessário.

Os preços no petróleo aumentaram na sexta com preocupações de que as sanções americanas contra o Irã irá retirar volumes significativos do mercado internacional em um momento em que há aumento de demanda.

Em uma entrevista neste domingo à rede de televisão Fox News, Trump responsabilizou diretamente a Opep, do qual a Arábia Saudita é membro. Perguntado se alguém estava manipulando os mercados, Trump afirmou: "a Opep está e é melhor parar, porque nós estamos protegendo aqueles países, vários deles".

Trump disse ainda que empresas europeias que negociarem com no Irã enfrentarão sanções americanas.

O presidente americano fará uma visita a Europa no final deste mês para uma reunião da Otan, mas as tensões comerciais devem dominar a viagem, não apenas em relação ao petróleo iraniano, mas principalmente pela imposição de tarifas ao aço e alumínio.

Sobre comércio, Trump disse a Fox que não está satisfeito com o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, com Canadá e México, e não concordará com um novo até depois das eleições de novembro nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpIrã - PaísOpepPetróleo

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron