Economia

UE quer concluir negociação com Cuba e espera fim do embargo

A UE e Cuba negociam desde o ano passado um acordo de diálogo político e cooperação que outorgue um primeiro marco bilateral a suas relações


	Donald Tusk: "Podemos fazer muito para ajudarmos um aos outros a fazer frente aos grandes desafios que ambos enfrentam", declarou o presidente do CE
 (Reuters/Yves Herman)

Donald Tusk: "Podemos fazer muito para ajudarmos um aos outros a fazer frente aos grandes desafios que ambos enfrentam", declarou o presidente do CE (Reuters/Yves Herman)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2015 às 13h04.

Bruxelas - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, assegurou nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) está determinada a concluir a negociação de seu primeiro acordo bilateral com Cuba e afirmou que espera a normalização das relações entre Havana e Washington e "o fim do embargo" americano.

"Apoiamos o processo de modernização de Cuba e estamos comprometidos a concluir nossas negociações por um acordo de diálogo político e cooperação", disse Tusk em seu discurso na inauguração da cúpula entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) realizado em Bruxelas.

O político polonês indicou que a UE espera "a total normalização das relações cubanas com os EUA e o fim do embargo" imposto há mais de 50 anos por Washington à ilha.

"Podemos fazer muito para ajudarmos um aos outros a fazer frente aos grandes desafios que ambos enfrentam", declarou imediatamente o presidente comunitário.

Concretamente, o presidente se referiu à "reconciliar a riqueza com a igualdade, modernizar as estruturas produtivas, gerar empregos de qualidade" e proteger o meio ambiente.

Por ocasião da cúpula euro-latino-americana em Bruxelas, a alta representante para a Política Externa e de Segurança da UE e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, realizou uma reunião bilateral com o primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

A porta-voz de Mogherini Catherine Ray qualificou esse encontro como uma "boa reunião", através da rede social Twitter.

A UE e Cuba negociam desde o ano passado um acordo de diálogo político e cooperação que outorgue um primeiro marco bilateral a suas relações. A quarta rodada deve acontecer entre 15 e 16 de junho em Bruxelas.

O vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Abelardo Moreno, disse em Bruxelas nesta semana que a perspectiva é que nessa rodada possa fechar o capítulo relacionado com a cooperação e mostrou otimismo que, concluída essa parte do acordo, haja uma negociação mais profunda de temas vinculados com o comércio e o diálogo político.

"Esperamos que o acordo possa ser concluído no prazo mais breve possível", defendeu Moreno, que opinou que as relações com o bloco europeu "estão melhorando de maneira sistemática".

Cuba avaliou a evolução da posição da UE com relação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha, especialmente desde que ambos países anunciaram o restabelecimento de suas relações. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEuropaNegociaçõesUnião Europeia

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda