Economia

União ajuda estados a reduzir dívida, afirma Mantega

"Eles quitam a dívida com a União e contraem a dívida de mesmo valor, mas em condições melhores", afirmou o ministro da Fazenda


	Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios
 (Antonio Cruz/ABr)

Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 18h12.

Brasília - O governo federal está ajudando os estados a reestruturar suas dívidas, declarou à imprensa nesta quarta-feira, 19, o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"Eles quitam a dívida com a União e contraem a dívida de mesmo valor, mas em condições melhores." Ele afirmou que a dívida de todos os estados está caindo. "A situação fiscal dos estados está melhorando."

Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios. "Esse indexador foi estabelecido no passado, nos anos 1990 e início dos anos 2000. Estamos propondo mudança para um indexador menor."

Atualmente, a dívida é indexada ao IGP-DI mais 6% ou 9% ao ano. "É muito mais alto que Selic ou IPCA mais 4%, que é o que estamos propondo. Se o projeto de lei for aprovado, estados e municípios pagarão conta menor, valendo a partir de janeiro."

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilDívida públicaGovernoGuido Mantega

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE