Economia

Van Rompuy destaca sinais de recuperação da Espanha

Van Rompuy destacou os primeiros sinais de recuperação espanhola durante um debate sobre como equilibrar as políticas de austeridade e o crescimento econômico


	Von Rompuy: "Minha análise é que estamos em um bom caminho. Vamos demonstrar que a moeda única é um processo irreversível", disse
 (Georges Gobet/AFP)

Von Rompuy: "Minha análise é que estamos em um bom caminho. Vamos demonstrar que a moeda única é um processo irreversível", disse (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 10h28.

Bruxelas - O presidente permanente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, destacou nesta quinta-feira a estabilização da taxa de risco espanhola e os bons resultados das exportações do país como exemplos do bom caminho rumo à recuperação empreendido na eurozona.

Van Rompuy destacou os primeiros sinais de recuperação espanhola durante um debate sobre como equilibrar as políticas de austeridade e o crescimento econômico organizado pelo grupo Friends of Europe em Bruxelas.

"As reformas estão começando a mostrar resultados e só é preciso ver os dados em aumento das exportações em países como a Espanha, Portugal e República da Irlanda", disse Van Rompuy.

"Na maioria de países da eurozona ainda não se veem os resultados em termos de emprego e crescimento, mas se verão em um estágio próximo", previu.

Van Rompuy lembrou que "há algumas semanas a pergunta não era se a zona do euro colapsaria ou não, mas quando" e apontou que "felizmente agora isso passou".

"Vamos convencer o resto do mundo com resultados e é verdade que está levando mais tempo do que quereríamos, mas vai chegar", assinalou o presidente do Conselho europeu.

"Minha análise é que estamos em um bom caminho. Vamos demonstrar que a moeda única é um processo irreversível", disse.

Rompuy explicou que "tudo isto não são só palavras, mas também resultados", ao mesmo tempo em que apontou que "a queda da estabilização de o prêmio de risco na Espanha, Itália, Bélgica e França... São sinais muito evidentes que vamos em boa direção". 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo