Economia

Vendas de smartphones devem cair 8% em 2016, diz IDC

As vendas de celulares inteligentes devem cair 8 por cento em 2016, para 43,8 milhões de aparelhos, segundo IDC


	Celulares: no terceiro trimestre, foram comercializados 10,7 milhões de smartphones no Brasil
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Celulares: no terceiro trimestre, foram comercializados 10,7 milhões de smartphones no Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2015 às 16h36.

São Paulo - As vendas de celulares inteligentes no Brasil devem cair 8 por cento em 2016, para 43,8 milhões de aparelhos, seguindo a tendência de queda consolidada no terceiro trimestre deste ano, previu nesta quinta-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC.

No terceiro trimestre, foram comercializados 10,7 milhões de smartphones no Brasil, uma queda de 25,5 por cento ante o mesmo período do ano passado, afirmou a IDC. Apesar do fraco desempenho, o segundo trimestre consecutivo de queda de vendas, a receita cresceu 1,7 por cento, para 9,9 bilhões de reais.

"Assim como no segundo trimestre, novamente os estoques continuam altos e os varejistas e fabricantes estão fazendo promoções para conseguir vender. Estamos voltando ao patamar de 2013. A última vez em que as vendas ficaram abaixo de 11 milhões de unidades foi no terceiro trimestre daquele ano", afirmou o analista de pesquisas da IDC Leonardo Munin.

Ele comentou que os números do terceiro trimestre confirmam as dificuldades do mercado e invertem dados históricos: normalmente, o trimestre mais fraco em termos de vendas é o primeiro, mas, esse ano, deverá ser o de melhor desempenho.

Segundo a empresa, o mercado brasileiro de smartphones deve fechar o ano com queda de 12,8 por cento nas vendas, para 47,575 milhões de aparelhos.

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaVendas

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas