Economia

Venezuela anuncia desvalorização de 99,6% de sua taxa de câmbio

Banco central disse que o primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro

Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios (Ueslei Marcelino/Reuters)

Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 às 08h24.

Caracas - O banco central da Venezuela anunciou na segunda-feira uma desvalorização de mais de 99 por cento de taxa de câmbio oficial com o lançamento de uma nova plataforma cambial.

O banco central disse que o primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

Isso representa uma desvalorização de 86,6 por cento em relação à taxa de DICOM e de 99,6 por cento sobre a taxa subsidiada de 10 bolívares por dólar, que foi eliminada na semana passada.

A Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios.

Economistas descrevem o sistema de controle cambial de 15 anos como o principal obstáculo para um comércio e indústria funcionais.

A nova taxa ainda é limitada pelo mercado negro do dólar, atualmente em 228.000 bolívares por dólar, de acordo com o site DolarToday, usado como referência.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioMoedasVenezuela

Mais de Economia

IPCA-15 de fevereiro acelera e vai a 1,23%; prévia da inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,96%

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro