Economia

Xi Jinping coloca aliado à frente da economia nacional

Liu He foi nomeado ao cargo de vice-primeiro-ministro responsável por finanças e planejamento

Liu é um dos principais assessores do presidente Xi e está desde 2013 no escritório de assuntos econômicos e financeiros do Partido Comunista da China (Jason Lee/Reuters)

Liu é um dos principais assessores do presidente Xi e está desde 2013 no escritório de assuntos econômicos e financeiros do Partido Comunista da China (Jason Lee/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de março de 2018 às 14h05.

Pequim - O presidente Xi Jinping prosseguiu nesta segunda-feira com o posicionamento de seus principais aliados no alto escalão do regime com a nomeação de Liu He, o seu assessor econômico, como vice-primeiro-ministro responsável de finanças e planejamento.

Liu, de 66 anos e nascido em Pequim, era o favorito para assumir um dos principais cargos de responsabilidade do governo chinês, o que foi confirmado hoje no plenário do Legislativo nacional, no qual foram aprovadas mudanças no Conselho de Estado e no gabinete de ministros.

A partir de hoje, e pelo menos até 2023, Liu compartilhará a posição de vice-primeiro-ministro com Han Zheng, Sun Chunlan e Hu Chunhua.

Liu ocupa desde 2013 o escritório de assuntos econômicos e financeiros do Partido Comunista da China e, desde então, se tornou um dos principais assessores do presidente Xi.

Com formação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Liu passou a ser considerado uma das figuras emergentes do regime desde que passou a fazer parte do Politburo do Partido Comunista - que é formado pelos 25 membros mais poderosos da legenda - no 19º Congresso em outubro do ano passado.

Além disso, Liu discursou em janeiro no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, um ano depois que o próprio presidente Xi fez o mesmo.

Com a ascensão de Liu, o presidente Xi continua colocando seus principais aliados na cúpula do governo, algo que também demonstrou no último sábado ao levar Wang Qishan, um amigo pessoal seu desde a juventude, à vice-presidência do país.

 

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi Jinping

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron