Economia

Zona do euro precisa de integração fiscal, diz Espanha

Informação é do premiê espanhol, Mariano Rajoy. Integração serve para ajudar a harmonizar a política fiscal da moeda comum

A União Europeia também precisa agir para aumentar a confiança no futuro do euro, acrescentou Rajoy (Javier Soriano/AFP)

A União Europeia também precisa agir para aumentar a confiança no futuro do euro, acrescentou Rajoy (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 10h33.

Madri - A zona do euro precisa aumentar sua integração fiscal e é necessária uma autoridade central para ajudar a harmonizar a política fiscal da moeda comum, afirmou hoje o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. A União Europeia também precisa agir para aumentar a confiança no futuro do euro, acrescentou Rajoy.

O governo espanhol está firmemente comprometido com o corte no déficit orçamentário, o que aumentará a confiança dos mercados financeiros no país e reduzirá os custos dos financiamentos, disse o primeiro-ministro. Qualquer estímulo para a economia precisa começar com o corte no déficit para assim o governo parar de absorver tanto financiamento, acrescentou ele. "O objetivo final é a recuperação econômica e a criação de novos empregos", afirmou Rajoy.

A economia da Espanha registrou contração nos dois últimos trimestres e a taxa de desemprego subiu para 24,4% no primeiro trimestre de 2012, a maior da União Europeia. As informações são da Dow Jones (Patricia Braga)

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaEspanhaGoverno

Mais de Economia

INSS suspende pagamento bônus para reduzir fila de pedidos por falta de recursos

FMI aponta trajetória de alta da dívida do Brasil, que deve alcançar 98,1% do PIB em cinco anos

Haddad defende fim de restrições comerciais unilaterais ao FMI e destaca compromisso com a meta

Varejo cresce 0,2% em agosto, diz IBGE