Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Além do Pix: setor financeiro aposta em ferramentas de IA para aproximar clientes

Na Febraban Tech, empresas veem possibilidade de salto na educação financeira, e apresentam iniciativas para reforçar segurança

Democratização do acesso ao sistema financeiro tem feito bancos aumentarem o foco em medidas de segurança (Qi Yang/Getty Images)

Democratização do acesso ao sistema financeiro tem feito bancos aumentarem o foco em medidas de segurança (Qi Yang/Getty Images)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 12 de junho de 2025 às 20h09.

Última atualização em 12 de junho de 2025 às 21h01.

Após todo o avanço promovido pela ascensão do Pix nos últimos anos, que facilitou transferências e desde seu lançamento tem democratizado o acesso dos brasileiros ao sistema financeiro, as empresas do setor, como bancos e fintechs, têm mirado na inteligência artificial como grande impulsionadora de novas ferramentas para atrair novos clientes.

Na visão da CEO e publisher da MIT Technology Review, Elizabeth Bramson-Boudreau, o desenvolvimento de um ambiente de inovação naturalmente traz otimismo, ainda que existam riscos a serem administrados.

“Impacto não é só tecnologia, é pensar em solução para a sociedade, condições de negócios”, afirmou a executiva em fala realizada no palco principal da Febraban Tech, na quarta-feira, 11, em São Paulo (SP).

E para além do cenário futurista em que assistentes pessoais são capazes de resolver as tarefas diárias, como a análise do cenário econômico e antes do envio de aplicações de acordo com o perfil do investidor, na visão do vice-presidente de Tecnologia da B3, Rodrigo Nardoni, a tecnologia pode permitir grandes avanços principalmente em relação à educação financeira. 

“Com o uso de mecanismos que têm inteligência artificial generativa embarcada como motor de resposta, ela vai conseguir interpretar como é que você fez a pergunta, quais são as suas necessidades, você vai conseguir ter uma resposta muito mais personalizada, atendendo especificamente às suas necessidades. Isso fomenta o mercado de investimentos, facilita o entendimento”, descreveu.

“As pessoas só fazem aquilo que elas entendem. Quando você não entende, você tem uma preocupação, para não dizer um medo de investir. Então, é uma ferramenta de aceleração do entendimento. E eu acho que isso gera mais investimentos, é bom para a economia do país, é bom para a poupança das pessoas. É uma ferramenta de potencialização de uso e de crescimento do mercado de capitais”, concluiu. 

Segurança

Na direção de fortalecer a segurança das transações realizadas de maneira virtual, o Bradesco apresentou um projeto em parceria com a Neo4j para mapear eventuais criticidades em transações financeiras por meio de tecnologia de grafos.

“No setor financeiro podemos ver quanto a inteligência artificial pode ajudar empresas ou cidadãos a terem melhor proveito sobre os seus ativos”, ilustrou o gerente técnico Tonimar dal Aba, da ManageEngine Brasil, multinacional indiana que desenvolve soluções em tecnologia da informação para prevenir o risco de fraudes financeiras em ambiente virtual, entre outros. Atualmente, 25% dos clientes atendidos pela empresa na América Latina estão no Brasil.

“O mercado brasileiro é muito importante globalmente. A gente tem vários talentos no Brasil, e a Índia é um forte player com relação à tecnologia, sempre exportando muitos talentos”, concluiu.

Acompanhe tudo sobre:PIX

Mais de Esfera Brasil

Operador Nacional de Combustíveis avança no Congresso para aumentar rigor na fiscalização

Novo controle parental do ChatGPT atende exigências da LGPD, diz especialista

MDB mira cenário eleitoral e elabora plano de prioridades para o País

Mais de 1/3 do municípios enfrentam dificuldades para manter estrutura administrativa, diz Firjan