Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Brasil mantém potencial de liderar geração de energia eólica; entenda quais são os entraves

Instalação de novas usinas eólicas caiu 31,25% em relação ao ano anterior, totalizando apenas 3,3 GW adicionados

Geração de energia  eólica baseia-se na conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica: expansão depende de avanços com relação a políticas públicas (Mario Tama/Getty Images)

Geração de energia eólica baseia-se na conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica: expansão depende de avanços com relação a políticas públicas (Mario Tama/Getty Images)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 4 de maio de 2025 às 06h06.

Nos próximos 10 anos, o consumo interno de energia deverá crescer em média 2,1% ao ano, com participação cada vez maior das fontes renováveis na geração de eletricidade. País de dimensões continentais, o Brasil reúne as melhores condições para usinas solares e eólicas, que no cenário da transição energética se apresentam com grande potencial de crescimento.

Em novembro de 2024, o Brasil alcançou recorde na geração de energia eólica. No dia 3, a geração média horária atingiu 23.699 megawatts médios (MWmed), enquanto no dia 4 foi registrado o recorde de geração média diária: 18.976 MWmed. Os números refletem a força do setor eólico nacional, que já representa a segunda principal fonte da matriz elétrica brasileira, mas escondem tensões estruturais.

Em 2024, a instalação de novas usinas eólicas caiu 31,25% em relação ao ano anterior, totalizando apenas 3,3 GW adicionados. Segundo a advogada da área de Contencioso e Arbitragem com ênfase em Energia do BBL Advogados, Bianca Bez, essa retração se deve a fatores como a sobreoferta de energia no mercado regulado e a crise no setor de fabricantes de aerogeradores.

“Embora o potencial técnico da energia eólica – especialmente offshore – coloque o Brasil entre os líderes globais em capacidade de expansão renovável, as perspectivas futuras não podem ser analisadas apenas sob a ótica das promessas tecnológicas. É preciso considerar os entraves institucionais e econômicos que hoje impedem a plena realização desse potencial”, afirmou Bez.

“Políticas públicas mal desenhadas, mesmo quando bem-intencionadas, podem gerar alocações ineficientes de recursos ao não internalizar os riscos reais enfrentados pelos agentes”, completou.

A geração de energia eólica baseia-se na conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica. Turbinas eólicas – também chamadas de aerogeradores – captam o vento por meio de suas pás, que giram e movimentam um eixo conectado a um gerador. Este transforma a energia mecânica em elétrica, que é então enviada para a rede de transmissão. 

Leilão cancelado

E para garantir um suprimento de potência elétrica confiável e seguro, é essencial assegurar a disponibilidade de recursos suficientes para atender à demanda. Visto como solução complementar, o armazenamento de energia elétrica por meio de baterias, impulsionado pela significativa redução de custos nos últimos anos, tem sido adotado globalmente para diversas finalidades, como oferta de serviços, estabilidade e qualidade dos sistemas.

No início do mês, o Ministério de Minas e Energia optou por cancelar a realização de um leilão de reserva de capacidade até então previsto para ocorrer no final de junho. Segundo a Pasta, a motivação se deu pela acirrada disputa judicial entre os grupos envolvidos.

“Uma consulta pública deve ser aberta em breve sobre o conjunto de diretrizes e da sistemática, incluindo a fórmula destinada a estimular a contratação de menor custo para o consumidor. Os prazos devem ser definidos para que o leilão ocorra ainda neste ano”, justificou o Ministério em nota divulgada em sua página na internet.

Acompanhe tudo sobre:Energia eólica

Mais de Esfera Brasil

Safra recorde de grãos impulsiona indústria, mas infraestrutura ainda limita ganhos duradouros

Operador Nacional de Combustíveis avança no Congresso para aumentar rigor na fiscalização

Novo controle parental do ChatGPT atende exigências da LGPD, diz especialista

MDB mira cenário eleitoral e elabora plano de prioridades para o País