Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Brasil recebe quase 3 milhões de turistas estrangeiros em 4 meses

Dados foram divulgados pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal

Atraídos pelas belezas naturais, mais de um milhão de argentinos visitaram o Brasil. (Getty Images/Getty Images)

Atraídos pelas belezas naturais, mais de um milhão de argentinos visitaram o Brasil. (Getty Images/Getty Images)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 21 de maio de 2024 às 08h00.

A hospitalidade brasileira está em alta mundo afora. Entre janeiro e abril, 2,9 milhões de turistas estrangeiros tiveram o País como destino, o que tem reforçado o otimismo entre os representantes do setor. O número é 7,4% acima da quantidade de visitantes internacionais que estiveram em território brasileiro durante o mesmo período do ano passado.

Com mais de 1 milhão de viajantes no período, a Argentina lidera o ranking dos países cujos cidadãos visitaram alguma cidade brasileira ao longo deste ano. Os dados foram divulgados pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Titular da pasta do Turismo, Celso Sabino comemorou os resultados e o fortalecimento do setor.

"O Brasil está sendo visto lá fora e tem atraído a atenção dos estrangeiros. Esses números refletem o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur em mostrar ao mundo o que o nosso país tem a oferecer, com sua rica gastronomia, belezas naturais incomparáveis e seu povo acolhedor. Estamos preparados para receber cada vez mais turistas internacionais em solo brasileiro”, destacou Sabino.

“Tivemos um 2023 de recuperação a níveis de pré-pandemia de chegada de turistas e já batemos recorde de receita com o turismo. Em 2024, os números mostram uma curva de crescimento consolidada, devemos fechar este ano com resultados muito positivos”, avaliou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “E essa entrada crescente de turistas significa mais investimento no Brasil, mais dinheiro girando na nossa economia. É o dinheiro pago na ponta, gerando emprego e renda em todo o País”, reforçou.

Copa do Mundo pode impulsionar setor

Na semana passada, o Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. A expectativa do Ministério do Turismo, portanto, é que a realização do torneio também sirva de impulso para que o País receba cada vez mais turistas estrangeiros nos próximos anos. Será a primeira vez que a principal competição mundial de seleções do futebol feminino será disputada na América do Sul.

A proposta apresentada em congresso da Fifa realizado na Tailândia prevê o uso de dez estádios, com jogos em todas as regiões do País, o que pode favorecer a chegada de turistas para além do interesse em eventos esportivos. Além disso, todas as arenas já estão construídas e foram utilizadas quando o Brasil recebeu o torneio masculino, em 2014.

“Temos uma malha hoteleira preparada para receber com conforto todos os nossos turistas. O Ministério do Turismo apoiará na ampliação de leitos, capacitação dos profissionais, além, é claro, de recursos para melhorar os equipamentos turísticos que fazem parte dessa cadeia produtiva que gera emprego e renda para a nossa população”, pontuou o ministro Celso Sabino.

Acompanhe tudo sobre:TurismoEmbraturPolícia FederalMinistério do Turismo

Mais de Esfera Brasil

Saiba mais sobre o boicote a produtos dos EUA pelo mundo em resposta às tarifas de Trump

Relembre as trocas de ministros neste terceiro mandato de Lula

Tecnologia de grafos da Neo4j acelera diagnóstico de doenças raras em hospital pediátrico europeu

Brasileiros rejeitam polarização e afirmam não possuir posicionamento político