Esfera Brasil

Como projetos de infraestrutura moldaram o Brasil de hoje

Relembre grandes obras que conectaram regiões, facilitaram o transporte e a geração de energia, e contribuíram para o desenvolvimento do país

A usina hidrelétrica de Itaipu bateu recorde mundial ao produzir mais de 103 milhões de megawatts-hora (Joédson Alves/Agência Brasil)

A usina hidrelétrica de Itaipu bateu recorde mundial ao produzir mais de 103 milhões de megawatts-hora (Joédson Alves/Agência Brasil)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 29 de maio de 2025 às 19h16.

Última atualização em 29 de maio de 2025 às 19h31.

Para que a indústria, o comércio e a economia possam se movimentar, um país depende sobretudo de uma boa infraestrutura. Recentemente, um dos projetos mais esperados é o do túnel Santos-Guarujá – o primeiro túnel submarino da América Latina. Trata-se do maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e sua versão final será apresentada no dia 5 de junho, na sede da B3.

Ao longo da história, projetos como esse conectaram regiões, facilitaram o transporte e a geração de energia, e contribuíram para o desenvolvimento do país. Relembre a seguir algumas das obras que moldaram o Brasil:

Complexo Hidrelétrico de Itaipu

Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores obras de engenharia do mundo. Construída entre 1971 e 1984, possui 7.919 metros de extensão, 196 metros de altura e uma área alagada de 1.350 km². 

O empreendimento empregou mais de 40 mil trabalhadores e consumiu uma quantidade de concreto equivalente a 210 estádios do Maracanã, além de aço suficiente para erguer 380 Torres Eiffel. A estrutura conta com 20 unidades geradoras, tem capacidade instalada de 14 GW e, em 2016, bateu recorde mundial ao produzir mais de 103 milhões de megawatts-hora. Itaipu responde por uma das maiores produções de energia limpa do planeta.

Ponte Rio-Niterói

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, conecta as cidades do Rio de Janeiro e Niterói atravessando a Baía de Guanabara. Inaugurada em 1974, tem 13,69 km de extensão e foi projetada para reduzir o trajeto de 120 km feito por terra ou por balsas. A estrutura possui um vão livre de 300 metros e altura máxima de 72 metros sobre a água. Com capacidade para mais de 150 mil veículos por dia, é a maior ponte em concreto protendido do Hemisfério Sul e uma das maiores do mundo.

Rodovia Transamazônica

Inaugurada em 1972, a Rodovia Transamazônica (BR-230) foi planejada para integrar o Norte ao restante do país. Corta o Brasil no sentido leste-oeste, ligando Cabedelo (PB) a Lábrea (AM), com 4 mil quilômetros de extensão. A obra mobilizou cerca de 4 mil trabalhadores e visava impulsionar o povoamento da Amazônia

Embora tenha sido projetada para chegar até o Peru e o Equador, sua execução ficou limitada, e grande parte permanece sem pavimentação, o que a torna intransitável no período chuvoso. A construção gerou forte impacto ambiental, incluindo o avanço do desmatamento.

Transposição do Rio São Francisco

Com 477 km de extensão, a transposição do Rio São Francisco é uma das maiores obras hídricas do país. Iniciada em 2007 e concluída em 2022 após uma série de atrasos, a estrutura inclui 13 aquedutos, 28 reservatórios, nove subestações e 270 quilômetros de linhas de transmissão. 

O projeto tem como objetivo levar água a 390 municípios do Nordeste, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas com abastecimento para consumo e irrigação. Apesar de essencial para regiões afetadas pela seca, a obra foi alvo de críticas devido aos impactos ambientais gerados.

O túnel Santos-Guarujá e outros grandes projetos de infraestrutura que podem impulsionar o futuro do Brasil serão tema de diálogos durante o Fórum Esfera 2025. O evento acontece nos dias 6 e 7 de junho, com a presença de autoridades públicas e representantes do empresariado brasileiro. Clique aqui para saber mais sobre a programação oficial.

Acompanhe tudo sobre:Infraestrutura

Mais de Esfera Brasil

Operador Nacional de Combustíveis avança no Congresso para aumentar rigor na fiscalização

Novo controle parental do ChatGPT atende exigências da LGPD, diz especialista

MDB mira cenário eleitoral e elabora plano de prioridades para o País

Mais de 1/3 do municípios enfrentam dificuldades para manter estrutura administrativa, diz Firjan