Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Digital transformou de vez modo de falar de política, diz marqueteiro de Temer

Para Elsinho Mouco, as eleições de 2022 deram aula de marketing e mostraram que digital é que pautará campanhas daqui para a frente

O especialista em comunicação política Elsinho Mouco com o ex-presidente Michel Temer (Divulgação/Divulgação)

O especialista em comunicação política Elsinho Mouco com o ex-presidente Michel Temer (Divulgação/Divulgação)

Passada uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos, a análise de especialistas em comunicação de campanhas é que o crescimento do digital transformou de vez a forma de falar de política. A comunicação com o público por meio das redes sociais foi um dos grandes investimentos das campanhas em 2022.

Elsinho Mouco, responsável pela comunicação do ex-presidente da República Michel Temer, confirma a tendência e diz que as redes sociais e as mídias tradicionais já andam juntas de forma consolidada. Em entrevista à Esfera Brasil, ele afirma que a última eleição foi uma lição de marketing dos dois lados com a mudança na estruturação e, atualmente, o digital é um braço de grande peso para a comunicação.

“Eu sou da época que a gente fazia rádio e televisão e o digital era só o pessoal do site, onde entrava a agenda do candidato, o discurso e o programa da televisão do dia anterior. Hoje o pessoal de digital participa da reunião que define a produção, pois é o digital que repercute a campanha”, diz.

O esforço dos candidatos que disputaram a Presidência no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em fazer parte do mundo digital é um ponto que merece destaque, segundo Mouco. “O Lula foi buscar no deputado André Janones o lado nativo digital dele. O Bolsonaro buscou o Nikolas Ferreira, o garoto que fala com as redes [e foi eleito deputado federal por MG]. E a gente viu material de todo tipo, crises e viés de crescimento com o jogador Neymar e o cantor Gusttavo Lima, por exemplo. Uma campanha que dormia vitoriosa, no outro dia estava com uma granada no colo”, explicou Mouco.

O comunicador acredita que as mudanças ajudarão a fortalecer a democracia. “O digital está aí para deixar a gente mais rápido. É preciso trabalhar com criatividade, rapidez e conteúdo. Daqui a dois anos tem eleições para prefeitura e vai vir coisa nova”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Governo TemerMichel Temer

Mais de Esfera Brasil

Saiba mais sobre o boicote a produtos dos EUA pelo mundo em resposta às tarifas de Trump

Relembre as trocas de ministros neste terceiro mandato de Lula

Tecnologia de grafos da Neo4j acelera diagnóstico de doenças raras em hospital pediátrico europeu

Brasileiros rejeitam polarização e afirmam não possuir posicionamento político