Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Empregos gerados via concessões vão surpreender, diz Daniella Marques

Segundo a secretária especial do Ministério da Economia, a previsão da pasta para a economia é “mais otimista” do que as estimativas do mercado

Prédio do Ministério da Economia, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

Prédio do Ministério da Economia, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

A secretária especial do Ministério da Economia, Daniella Marques, afirmou em evento promovido pela Esfera Brasil que é pela via do emprego e do investimento privado “que o Brasil irá surpreender positivamente” neste ano. E que a previsão da pasta para a economia é “mais otimista” do que as estimativas do mercado.

De acordo com ela, essas estimativas não estão levando em conta dois fatores. O primeiro é o modelo de concessão baseado majoritariamente em investimentos, e não em outorgas. “Só o leilão do 5G demanda 40 bilhões de reais de investimento naquele setor para ter internet para todo mundo”, disse. “Já realizamos mais de 300 leilões e temos contratados mais de 1 trilhão de reais em investimentos.”

O outro fator é a geração de empregos via as contratações feitas com as concessões. “Havia muita gente desocupada por conta da pandemia, e isso está mudando, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Isso mostra que é pela via do investimento privado e do emprego que o Brasil irá surpreender positivamente.”

Daniella também ressaltou que a maioria dos estados brasileiros está com recursos em caixa, o que levou 23 governadores a anunciarem aumento de salário para o funcionalismo público neste ano.

 “A gente deu 20 bilhões de reais para os estados durante a pandemia para compensar uma queda de 40% do ICMS, mas a arrecadação do ICMS não caiu por causa do auxílio emergencial. Depois pegaram bandeira vermelha de energia e, por fim, o [aumento] do combustível”, disse.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da Economia

Mais de Esfera Brasil

Entenda por que a inteligência artificial exige o consumo de água

Brics defende bases do comércio global em encontro de ministros da Agricultura em Brasília

Falta de IPOs influencia mudança de perfil de investidores

Bancada Feminina ganha gabinete no Senado e fortalece atuação institucional