Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera

GSI: o que é e quais são as atribuições do gabinete da Presidência da República

Cabe ao órgão a proteção do presidente e do vice, gestão de crise, aconselhamento sobre assuntos militares, de segurança e de inteligência federal

O Gabinete de Segurança Institucional é responsável pela segurança pessoal do presidente e do vice, mas também dos palácios de governo e residências oficiais (Lula/PR/Divulgação)

O Gabinete de Segurança Institucional é responsável pela segurança pessoal do presidente e do vice, mas também dos palácios de governo e residências oficiais (Lula/PR/Divulgação)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2023 às 12h03.

Última atualização em 24 de abril de 2023 às 12h22.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) substituiu a antiga Casa Militar da Presidência da República. O órgão está ligado diretamente à Presidência e é responsável pela segurança do presidente e do vice-presidente da República, além de seus familiares e dos palácios de governo.

É comandado por um ministro-chefe do GSI e formado pelo gabinete, a Secretaria Executiva, a Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, o Departamento de Gestão, além das Secretarias da Segurança da Informação e Cibernética, de Segurança e Coordenação Presidencial, de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional e de Coordenação de Sistemas.

Competências

Segundo o decreto nº 9.668 de 2019, “o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República deve assistir diretamente o presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente em relação a assuntos militares e de segurança”.

Cabe ao GSI analisar questões com potencial de risco, prevenir a ocorrência de crises e fazer a articulação “em caso de grave e iminente ameaça à estabilidade institucional”.

O gabinete também coordena as atividades de inteligência federal, de segurança da informação e das comunicações. É responsável pelo planejamento e por supervisionar a atividade de segurança da informação na administração pública federal, o que inclui segurança cibernética, gestão de incidentes na computação, proteção de dados, credenciamento de segurança e tratamento de informações sigilosas.

Veja também: Saiba como denunciar fake news e barrar o envio que leva à desinformação

Entenda o que é e quais são os limites da LGPD

O GSI pode ser acionado pelo presidente para cuidar da segurança pessoal dos titulares da Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral, Gabinete Pessoal do Presidente da República e do próprio Gabinete de Segurança Institucional, além de, excepcionalmente, outras autoridades federais.

Além de planejar e coordenar os eventos no país e no exterior com a presença do presidente da República, em conjunto com o Gabinete Pessoal do Presidente e o Ministério das Relações Exteriores, o GSI trabalha nos deslocamentos presidenciais.

É também competência do GSI a coordenação das atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, o acompanhamento de questões referentes ao setor espacial do País, assim como assuntos relacionados a terrorismo, como prevenção e avaliação de risco de ameaças.

Acompanhe tudo sobre:Segurança públicaBrasíliaProtestos

Mais de Esfera Brasil

Cortes de geração de energia: insegurança regulatória ainda domina o setor

Safra recorde de grãos impulsiona indústria, mas infraestrutura ainda limita ganhos duradouros

Operador Nacional de Combustíveis avança no Congresso para aumentar rigor na fiscalização

Novo controle parental do ChatGPT atende exigências da LGPD, diz especialista