ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

A estratégia da SLC Agrícola para atingir 99% de reciclabilidade nas fazendas

Companhia tem como meta zerar o volume de resíduos enviados para aterros até 2028 a partir da circularidade

85% das indústrias têm adotado alguma prática de economia circular na sua produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (Marcelo Coelho/Divulgação)

85% das indústrias têm adotado alguma prática de economia circular na sua produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (Marcelo Coelho/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 11h51.

Tudo sobreSLC Agrícola
Saiba mais

Desde 2021, a SLC Agrícola, produtora de commodities da agricultura, conta com um projeto de economia circular para evitar a destinação de resíduos a aterros sanitários. Além de evitar o desperdício de produtos, a iniciativa é considerada pela companhia como uma forma de aumentar a eficiência e otimização dos seus recursos.

A meta é que até 2028 a companhia zere o volume de resíduos enviados para aterros. Para atingir esse objetivo, a SLC conta com iniciativas de compostagem do lixo orgânico derivado das atividades agrícolas, como restos de alimentos, esterco de animais e resíduos da poda. Os materiais passam por um tratamento, e posteriormente se tornam um fertilizante orgânico para as lavouras.

A Fazenda Pamplona, propriedade da empresa em Cristalina (GO), foi a primeira unidade da SLC Agrícola a adotar a prática, aumentando o seu índice de reciclabilidade de 29% para 99,8%.

Para o diretor de sustentabilidade da companhia, Álvaro Dilli, a circularidade é o caminho certo para alavancar a agenda de sustentabilidade da SLC Agrícola. “Ao realizar a melhor separação e destinação dos resíduos dentro das nossas unidades, aumentaremos a vida útil destes materiais, que anteriormente eram apenas resíduos”, explica.

De acordo com Dilli, a estratégia ajuda a companhia a alinhar o crescimento econômico do negócio com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social.

Expansão da estratégia

Outras unidades da SLC Agrícola também passaram a implementar a iniciativa de reciclagem e compostagem a partir do sucesso na Fazenda Pamplona, como locais no Piauí, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. Ao longo dos próximos três anos, 23 fazendas integrem a ação de economia circular na sua rotina.

Até o momento, mais de 13.300 toneladas de resíduos orgânicos deixaram de ir para aterros sanitários a partir da compostagem.

A reciclagem e circularidade dos materiais se mostra como um movimento crescente entre as empresas nacionais: 85% das indústrias têm adotado alguma prática de economia circular na sua produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria. Além de beneficiar o meio ambiente, reduzir a geração de lixo e o desperdício de materiais ajuda a reduzir os custos na produção.

Acompanhe tudo sobre:SLC AgrícolaEconomia CircularReciclagemAgriculturaAgronegócioFertilizantes

Mais de ESG

Centro de Oceanos da ONU é lançado no Brasil com foco na segurança de trabalhadores da economia azul

Consórcio Amazônia Legal espera COP30 focada na geração de riqueza para povos da floresta

Pesquisadores detectam evento sem precedentes no Golfo do Panamá e alertam para impactos climáticos

Alemanha antecipa em três anos meta de redução de energia à base de carvão