ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

BTG Pactual abre inscrições para programa de aceleração voltado à conservação ambiental

O banco de investimentos irá selecionar 12 negócios para oferecer capacitação gratuita visando impulsionar seu impacto, superar desafios e fortalecer sua gestão e sustentabilidade financeira

A capacitação gratuita é voltada a organizações, negócios sociais e cooperativas que atuem na preservação da biodiversidade brasileira

A capacitação gratuita é voltada a organizações, negócios sociais e cooperativas que atuem na preservação da biodiversidade brasileira

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 17h08.

Última atualização em 23 de janeiro de 2025 às 17h10.

O BTG Pactual, banco de investimentos da América Latina, abriu as inscrições para a 12ª edição do BTG Soma, desta vez com foco na conservação ambiental. As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro e o programa oferece capacitação gratuita a organizações, negócios sociais e cooperativas que atuem na preservação da biodiversidade brasileira.

A iniciativa inclui uma jornada online de aprendizado, com mentorias conduzidas por voluntários do banco, atividades práticas e um comitê social formado por especialistas referências no tema para apoiar as etapas de seleção e aceleração.

Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, destacou que o objetivo do programa é fortalecer a gestão dessas organizações e ampliar o impacto positivo nas comunidades e ecossistemas onde atuam.

“O BTG Soma Meio Ambiente reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e com iniciativas transformadoras. Queremos oferecer ferramentas que aumentem a gestão financeira e a capacidade de impacto dessas instituições”, disse Sallouti.

Na edição de 2024, todas as organizações selecionadas superaram suas metas, com melhorias nos modelos de negócios e gestão. “É inspirador ver o crescimento das participantes a cada ano. Estamos ansiosos para apoiar instituições que contribuam para a preservação ambiental e o desenvolvimento social”, complementou Juliana de Paula, diretora de Responsabilidade Social do BTG Pactual.

Entre os destaques do ano passado, estão os negócios de impacto: Nosso Mangue (Alagoas), Cooprima (Pará) e Fundação Mamíferos Aquáticos (Pernambuco). O primeiro, por exemplo, propôs ampliar o faturamento em 10% durante o período da aceleração e atingiu 222% de aumento com as ações implementadas.

Comitê social

Um comitê formado por especialistas reconhecidos no setor ambiental e de negócios sociais apoia a seleção e o desenvolvimento das organizações participantes. Entre os membros estão Alex Atala, chef e fundador do Instituto Atá, e Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Boticário, além de outros líderes como Alexandre Bossi (SOS Pantanal) e Marina Cançado (Converge Capital).

Como se inscrever

As inscrições são abertas a organizações com, no mínimo, um ano de operação e CNPJ ativo. Os candidatos devem comprovar seu foco na conservação ambiental por meio de documentos e indicadores. Além disso, é necessário que pelo menos duas lideranças participem do programa, que exige dedicação de seis horas semanais ao longo de cinco meses.

Os interessados podem se inscrever neste site. 

 

Acompanhe tudo sobre:Preservação ambientalCursosCarreira em ESGESGMeio ambienteClimaMudanças climáticas

Mais de ESG

Exclusivo: ESG leva bancos brasileiros à máxima histórica em satisfação de clientes

Carnaval 2025: blocos de rua em São Paulo tornam folia acessível e inclusiva para PCDs

B.O.B avança para lojas físicas com produtos sem plástico, em barra e veganos

ESG cresce no Brasil e 64% das empresas já considera sustentabilidade como prioridade estratégica