ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Cena de 'Vale Tudo' impulsiona pedidos de pensão alimentícia em São Paulo em 50%

Registro de quase mil atendimentos relacionados a pensão alimentícia em uma semana marca alta atípica no órgão

A pensão alimentícia pode ser solicitada por meio de acordo amigável entre as partes ou por via judicial, caso não haja consenso (TV Globo/Divulgação)

A pensão alimentícia pode ser solicitada por meio de acordo amigável entre as partes ou por via judicial, caso não haja consenso (TV Globo/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 24 de maio de 2025 às 10h00.

Uma cena da novela Vale Tudo, da TV Globo, exibida em 13 de maio, provocou aumento de 50% nos pedidos de pensão alimentícia na Defensoria Pública de São Paulo, segundo dados oficiais.

A personagem Lucimar, vivida por Ingrid Gaigher, decide na trama buscar os direitos do filho na Justiça, o que gerou repercussão imediata nas redes sociais e nas unidades do órgão.

Entre os dias 13 e 14 de maio, o número de pedidos saltou de 1.894 para 2.826, um aumento de 49,2%. Só na semana seguinte ao episódio, foram registrados quase mil atendimentos relacionados à pensão alimentícia, uma alta considerada atípica para o período.

A procura por informações no site da Defensoria subiu 57%, e os atendimentos presenciais tiveram alta de 50%.

Reação à novela

Ingrid Gaigher destacou ao G1 a surpresa com o alcance da cena: “Não imaginava que uma única cena teria essa dimensão e rapidez de alcance, o que revela uma carência urgente de apoio e informação para milhares de mulheres”, disse.

O atendimento presencial acontece na sede da Defensoria, na Rua Professor Walter Lerner, 169, Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, além do suporte via site.

Como solicitar a pensão alimentícia

A pensão alimentícia pode ser solicitada por meio de acordo amigável entre as partes ou por via judicial, caso não haja consenso. Para quem não tem advogado, a Defensoria Pública oferece atendimento gratuito para dar entrada no pedido.

O processo pode ser iniciado pela internet, no site oficial da Defensoria de São Paulo, que conta com a assistente virtual “Def” para orientar no preenchimento dos dados e agendamento do atendimento presencial, se necessário.

Por que homens poluem mais? Consumo de carne e carros são os principais motivos

É fundamental reunir documentos como certidão de nascimento do beneficiário, comprovantes de renda e identificação das partes envolvidas. Em casos de dúvidas ou necessidade, a Defensoria também realiza exame de DNA gratuito para comprovar a paternidade.

O objetivo é garantir que os direitos dos dependentes financeiros sejam respeitados, contemplando gastos com saúde, educação, alimentação e outras necessidades básicas.

Acompanhe tudo sobre:Novelas da GloboGloboPensão alimentíciaCrianças

Mais de ESG

Eventos climáticos forçam seguradoras a migrar para paramétricos como saída para o setor

Por que o PL do licenciamento ambiental divide especialistas e reguladores?

Como Sebastião Salgado se tornou guardião das florestas e da memória da Amazônia

Frente à seca severa, África inaugura agência espacial continental e integra monitoramento climático