ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Como podemos aumentar a eficiência da energia solar no mundo?

Entenda o papel da fonte para o alcance das metas de sustentabilidade

Energia solar: tecnologia pode gerar 25% da eletricidade mundial até 2050, segundo a IEA. (RyanJLane/Getty Images)

Energia solar: tecnologia pode gerar 25% da eletricidade mundial até 2050, segundo a IEA. (RyanJLane/Getty Images)

Publicado em 7 de abril de 2025 às 16h00.

Na busca por um futuro sustentável, a energia solar tem surgido como uma solução robusta, oferecendo uma fonte abundante e renovável de energia. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar tem um potencial significativo, com projeções estimando que ela poderia fornecer um quarto da eletricidade mundial até 2050.

Em 2023, a energia solar foi responsável por 5% da geração global de eletricidade, com China, Estados Unidos, Japão e Alemanha liderando o caminho na produção solar renovável. Apesar desses números promissores, um desafio crítico permanece: o de melhorar a eficiência das células fotovoltaicas.

Uma célula fotovoltaica, elemento-chave dos painéis solares, converte a luz solar diretamente em eletricidade. No entanto, aumentar sua eficiência — a porcentagem de luz solar convertida em energia utilizável — provou ser um obstáculo substancial. As células comerciais atuais operam em níveis de eficiência entre 15% e 22%, com a maioria das melhorias nas últimas décadas sendo incrementais ao invés de revolucionárias.

O desafio está em encontrar maneiras econômicas de melhorar a eficiência sem aumentar as despesas de produção ou depender de materiais raros. Além disso, a escalabilidade da produção e a estabilidade de longo prazo dessas novas tecnologias permanecem incertas, pois a viabilidade em larga escala pode ser limitada por custos elevados ou infraestrutura inadequada, enquanto a durabilidade dos materiais e o desempenho contínuo ao longo do tempo ainda precisam de validação em condições reais.

Apesar dos obstáculos tecnológicos, o papel da energia fotovoltaica na mudança global em direção às energias renováveis é indiscutível. À medida que as nações correm para reduzir as emissões de carbono e fazer a transição para fontes de energia mais limpas, a energia solar será fundamental para atingir as metas de sustentabilidade.

O impulso contínuo pela inovação, aliado a políticas de apoio e investimentos em pesquisa, determinará a rapidez com que a energia solar poderá se tornar uma força dominante no cenário energético global.

Acompanhe tudo sobre:PSR Energia em focohub-especial

Mais de ESG

Centro de Oceanos da ONU é lançado no Brasil com foco na segurança de trabalhadores da economia azul

Consórcio Amazônia Legal espera COP30 focada na geração de riqueza para povos da floresta

Pesquisadores detectam evento sem precedentes no Golfo do Panamá e alertam para impactos climáticos

Alemanha antecipa em três anos meta de redução de energia à base de carvão