ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

EXCLUSIVO: Uhuu.com lança iniciativa pioneira de ingressos carbono neutro

Em parceria com a Greener Tokens, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil passa a compensar as emissões para reduzir o impacto ambiental do setor

Um único festival de grande porte pode emitir até 500 toneladas de CO₂ devido a fatores como energia, logística, transporte do público e resíduos (Uhuu.com/Divulgação)

Um único festival de grande porte pode emitir até 500 toneladas de CO₂ devido a fatores como energia, logística, transporte do público e resíduos (Uhuu.com/Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 28 de março de 2025 às 14h30.

Última atualização em 28 de março de 2025 às 14h35.

A Uhuu.com, uma das maiores plataformas de venda de eventos do Brasil, lançou uma iniciativa pioneira no setor: a partir de agora, os consumidores poderão adquirir ingressos carbono neutro, a partir da compensação das emissões para clientes, produtores e patrocinadores.

Em parceria com a Greener Tokens, empresa especializada em soluções sustentáveis por meio de tokenização, a ação quer reduzir o impacto ambiental de eventos de grande porte -- como shows, teatros e festivais.

O lançamento acontece em meio ao contexto de expansão do setor de entretenimento, que deve alcançar R$ 141,1 bilhões em 2025, com crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE).

Segundo a Uhuu.com, o desafio ambiental é grande. De acordo com a Green Music Initiative, um único festival de grande porte pode emitir até 500 toneladas de CO₂ devido a fatores como energia, logística e transporte do público.

Para lidar com esse impacto, a solução da plataforma permite que o público, ao adquirir ingressos, compense as emissões. O cálculo leva em conta o deslocamento do público e o consumo energético.

Além disso, a produção e marcas patrocinadoras podem aderir à compensação e têm a possibilidade de obter o selo "Evento Carbono Neutro", uma estratégia que sinaliza um maior compromisso ambiental do setor. Já o valor arrecadado será convertido em créditos certificados, com foco em projetos de preservação da Floresta Amazônica.

A estratégia de compensação tem sido uma prática cada vez mais comum entre grandes festivais como o Lollapalooza 2025, que nesta edição fará parceria com a Vibra para neutralizar cerca de 12 mil toneladas de gases de efeito estufa

Atualmente, 76% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um critério fundamental na escolha de eventos, conforme uma pesquisa do Instituto Data Verde realizada em 2024.

Rafael Lemos, CEO da Uhuu.com, destacou que o compromisso da companhia vai além da simples venda de ingressos e busca transformar cada experiência em uma oportunidade de gerar impacto positivo ao planeta.

"O Brasil é um dos maiores mercados do mundo, e acreditamos que a inovação e a sustentabilidade devem caminhar lado a lado para garantir o crescimento responsável do setor”, afirmou.

Compensação na prática

A parceria entre a Uhuu.com e a Greener Tokens utiliza blockchain para assegurar a rastreabilidade dos créditos de carbono. Cada crédito representa 1 tonelada de CO₂ compensada, sendo registrado digitalmente para garantir a transparência do processo.

Segundo Cláudio Olímpio, CEO da Greener Tokens, a tokenização democratiza o mercado de carbono, antes restrito a grandes corporações. "Agora, qualquer pessoa pode contribuir para a compensação de emissões ao comprar um ingresso para seu evento favorito. O avanço é essencial para engajar o público na agenda climática", disse.

Acompanhe tudo sobre:ESG

Mais de ESG

Instituto CPFL destinou R$ 33 milhões para projetos sociais e culturais em 2024

Não há futuro ESG sem equidade: o que países silenciaram na ONU - e sua empresa precisa escutar

Você sabe como o sistema elétrico brasileiro funciona e por que é referência mundial?

Blockchain e corantes naturais: inovações indígenas ganham destaque em edital da Amazônia