ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

FedEx transforma uniformes usados em 37 mil cobertores para famílias em vulnerabilidade

Programa de reciclagem da empresa beneficiou 60 instituições no Brasil e evitou ocupação de 224 m³ em aterros sanitários

 (Glasshouse Images/Getty Images)

(Glasshouse Images/Getty Images)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 2 de julho de 2025 às 10h30.

A FedEx completou a 10ª edição do seu Programa de Reciclagem de Uniformes, que desde 2015 já transformou 93 mil peças de roupas usadas pelos funcionários em mais de 37 mil cobertores doados para pessoas e animais em situação de vulnerabilidade.

Ao longo da década, o programa reutilizou 30 toneladas de tecidos, beneficiando 60 instituições de amparo social e proteção animal em todo o país. Para este inverno, a empresa reciclou mais de 13 mil uniformes fora de uso, que se tornaram 5.650 novos cobertores.

Desta edição, 4.600 cobertores em tamanho padrão serão doados para pessoas, enquanto 1.050 unidades menores irão para o conforto de animais que estão para adoção em todas as regiões do Brasil.

A iniciativa evitou que aproximadamente 224 m³ de resíduos ocupassem espaço em aterros sanitários nos últimos 10 anos - volume equivalente ao ocupado por 47 carros populares.

Descarte de roupas

O programa ganha relevância diante dos dados sobre descarte têxtil no país. Segundo levantamento da consultoria internacional S2F Partners, o Brasil descarta anualmente cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis. Em 2024, cada residência descartou em média 44 quilos de roupas e calçados.

"Com o nosso Programa de Reciclagem de Uniformes conseguimos transformar resíduos em um ativo social, beneficiando milhares de pessoas e animais em todo o país", afirma Gabriel Kayser, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da FedEx. "Essa iniciativa reforça nossa missão de promover a sustentabilidade e a responsabilidade com as comunidades, enquanto trabalhamos para fortalecer o comércio por meio dos nossos serviços de transporte e logística."

Engajamento global

A ação integra o FedEx Cares, programa global de engajamento comunitário da companhia que apoia as comunidades onde a empresa está presente por meio do trabalho voluntário de funcionários, doações financeiras e serviços de transporte. Além de contribuir para a economia circular, o programa alia empresas à responsabilidade ambiental e social.

Acompanhe tudo sobre:FedExReciclagemSetor têxtilIndústria de roupas

Mais de ESG

Instituto Clima e Sociedade lança hub para integrar agenda de clima e economia

Referência em governança, Lojas Renner S.A. celebra duas décadas como corporação

Onda de calor na Europa mata 8 pessoas — e crise climática fará temperatura subir mais

Simulações computacionais da integração dos mercados de eletricidade nórdico e europeu